Conecte com a gente

BLINK NEWS

“08 MAR: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS”

1 – Mulheres ganharam menos que os homens em 2018

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (8) relevou que o rendimento médio das mulheres ocupadas equivalia a 79,5% do que era recebido pelos homens. Ou seja, receberam de salário cerca de 20% a menos na média geral do mercado. No ano passado, o rendimento médio das mulheres foi de R$ 2.050, enquanto os homens receberam R$ 2.579. Os números colhidos em 2018 mostram uma melhora em relação a 2017.

2 – Cresce a violência contra a mulher nas redes sociais

A distância física da vítima não é mais uma barreira para os agressores de mulheres. Em ambientes virtuais, elas também são submetidas a violências como insulto, humilhação, ameaça, perseguição e ofensa sexual. Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou que os casos de violência contra a mulher praticados via internet aumentaram. Esse crescimento foi de 1,2% das brasileiras entrevistadas em 2017 para 8,2% das que responderam ao questionário em 2018. Sobre os locais onde elas sofreram maior violência, em primeiro lugar, aparece a própria casa (42%); depois, a rua (29,1%); em seguida, lugar indefinido (9%); e a internet (8,2%).

3 – O volume de casos de violência contra a mulher que aguardam decisão

Pelo menos um milhão de casos de violência contra a mulher aguardam a decisão da justiça Brasileira. No ano passado, os tribunais contabilizaram exatos 1.009.165 processos relativos a este tipo de crime que estavam pendentes de julgamento. Também aumentou no período o volume de processos relacionados ao feminicídio que estão sem julgamento: de 4.209 em 2017 para 4.461 em 2018.

4 – Os países que garantem direitos iguais a homens e mulheres

O número de países que dão direitos econômicos iguais para homens e mulheres ainda está em um dígito – apenas seis – segundo um estudo do Banco Mundial. A instituição diz que só há “paridade total” em 6 das 187 nações analisadas em sua nova pesquisa, intitulada Mulheres, Negócios e a Lei. O estudo analisou dez anos de dados de desigualdade financeira e legal e outros fatores, como liberdade de circulação, maternidade, violência doméstica e o direito de gerir ativos. Apenas Bélgica, Dinamarca, França, Letônia, Luxemburgo e Suécia foram avaliadas pelo Banco Mundial como lugares onde há igualdade total entre os sexos nesses quesitos.

5 – Corpo de Michael Jackson pode ser exumado

Isso pode acontecer após uma série de acusações de abuso sexual ao longo de três décadas. De acordo com as novas denúncias, as vítimas estão se reunindo e organizando um pedido de exumação além de um exame de DNA através das marcas deixadas em seus corpos. Ao menos 11 novas denúncias de assédio e abuso sexual surgiram após a exibição do documentário “Leaving Neverland (Deixando Neverland, em tradução livre)” exibido pelo Canal HBO Americano esta semana.

6 – Bolsonaro se pociciona sobre acusações contra ministro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (8) que é preciso deixar que continuem as investigações sobre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), envolvido no caso de supostas candidaturas-laranja nas eleições de 2018 em Minas Gerais. O presidente comentou a situação em uma entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto. Nesta semana, a filiada ao PSL Zuleide Oliveira acusou o Ministro Álvaro Antônio de chamá-la para ser candidata-laranja nas eleições 2018. Segundo ela, o ministro teria organizado sua candidatura para que ela pudesse devolver verbas ao partido, desviando dinheiro público da campanha. O ministro negou a acusação e disse que Zuleide mentiu descaradamente. O caso vai ser investigado pelo Ministério Público Eleitoral e pela polícia.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Sou um nativo apaixonado da comunicação, que encontrou no microfone e nas ondas do rádio a forma mais divertida e expressiva de viver a vida. Vivo nas redes, nos feeds e nos stories do mundo. Jornalista, locutor, futuro publicitário e um amontoado de paixões comunicativas. Apresentador do #AoVivaço e do Horário de Pico. Meu Insta: @rodrigosdiniz.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat