Conecte com a gente

VIVA VOZ

12 de outubro: A data mais saudosista do ano

Além de ser um feriado católico nacional, 12 de outubro, por ser dia das crianças, remete as pessoas à boas e antigas lembranças que normalmente causam um sentimento de saudosismo que pode ser frustrante: “as coisas antigamente eram bem melhores”, ou “na minha época, isso seria bem diferente”. Quem é que nunca ouviu esse tipo de questionamento, não é mesmo? Principalmente dos mais velhos como nossos pais e avós. A verdade é que tem muita gente que nem é tão vivida, mas em uma ótica pessimista, não vê o presente com bons olhos.

Na dificuldade de se adaptar aos novos dispositivos e estilos que a sociedade traz para a vivência das pessoas como cultura, tudo pode e costuma ser negativamente comparável ao passado sob o olhar de um saudosista: a política, a segurança nas ruas, a música, as amizades e os relacionamentos, os programas de TV e os filmes, a inocência das crianças, as festividades, a qualidade dos produtos vendidos nas lojas, dentre tantos outros aspectos.

Na contra-mão disso, muito se embalam pela lembrança de uma viagem ao passado em uma época de difícil comunicação, pelos longos dias que levavam o trajeto de uma carta, com poucos estudos avançados na medicina que davam margem para doenças, hoje controladas, matarem grupos enormes de pessoas em épocas passadas, com viagens inacessíveis que faziam voar de avião ser um sonho muitas vezes inalcançável e na época de um mundo que vivia sem 1% da tecnologia que tem hoje, de um jeito bem diferente.

A linha entre a boa nostalgia do 12 de outubro e de uma avaliação da afirmativa de que tudo antigamente era melhor é muito tênue e subjetiva. Por isso, queremos saber de você:

O que você sente mais falta de quando ainda era uma criança? Você acha que tudo era melhor antigamente?

 

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat