Conecte com a gente

BLINK NEWS

13 de maio: por que nos esquecemos?

Hoje, 13 de maio, é o Dia da Abolição da Escravatura. Você sabia? Se sabia, lembrou? Por que será que normalmente nos esquecemos desta data? A Abolição da Escravatura foi um dos acontecimentos históricos mais importantes do Brasil. Há quem diga que foi o mais importante após a Proclamação da Independência, em 1822. No dia [...]

Hoje, 13 de maio, é o Dia da Abolição da Escravatura. Você sabia? Se sabia, lembrou? Por que será que normalmente nos esquecemos desta data?

A Abolição da Escravatura foi um dos acontecimentos históricos mais importantes do Brasil. Há quem diga que foi o mais importante após a Proclamação da Independência, em 1822. No dia 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates no Congresso, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretava a libertação dos escravos no país, fazendo assim com que o Brasil fosse o último país das Américas a abolir a escravatura.

Os negros comemoram a data?

Grande parte do movimento negro não comemora o dia da abolição da escravatura pelo fato de os governantes da época (a família real) não ter se preocupado em oferecer melhores condições de vida para os recém libertos escravos. Os negros não tinham condições dignas para viver em sociedade e isso se reflete até hoje.

Os senhores de escravos foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que objetivassem prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho.

Reflexo na atualidade

Atualmente, no Congresso, menos de 9% dos parlamentares são negros, enquanto que a população que se declara negra, no Brasil, chega a 51%. Também é possível observar manifestações de racismo nos esportes, como em discursos de ódio proferidos em estádios durante jogos de futebol.

Para ativistas negros, ainda está-se tentando recuperar a forma traumática como a abolição aconteceu, deixando a população negra à sua própria sorte. Como os negros partiram de um patamar muito baixo, é necessário acelerar esse processo com ações afirmativas, para que eles possam sentir uma diminuição mais significativa das desigualdades.

O movimento negro e o 13 de maio

Os  são uma série de movimentos realizados por pessoas que lutam contra os preconceitos e a escravidão. Eles têm o objetivo de resgatar a memória de um povo que batalhou por sua liberdade. E ainda assim não se sentem representados pelo dia 13 de maio.

Por que essa data passa batida, por que nos esquecemos de um dia tão importante na história do movimento negro? É o que será debatido no Eita Pêga de hoje, a partir do meio dia.


Artigo escrito por Larissa Pestana

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Inscrições do Enem começam nesta segunda

BLINK NEWS

Nascidos em maio e junho recebem abono do PIS em março

BLINK NEWS

Casal real japonês inicia visita oficial em Mato Grosso do Sul

BLINK NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat