Conecte com a gente

BLINK NEWS

16 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

1 – Cortes em estatais preveem demissão de funcionários

Em meio à orientação do governo federal de reduzir custos e gerar resultados, as estatais deverão enxugar ainda mais o quadro de funcionários em 2019. Levantamento aponta que o número de desligamentos no ano poderá passar de 25 mil. Segundo Fernando Soares, secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério da Economia, já foram aprovados pelo governo este ano 7 programas de demissão voluntária (PDVs) ou de aposentadoria incentivada de empresas distintas.

2 – Flávio Bolsonaro nega R$ 9 milhões em imóveis

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que são falsas as acusações de que teria investido 9 milhões de reais em transações imobiliárias suspeitas quando era deputado estadual, e disse ser alvo de vazamentos ilegais de informações por autoridades. O Ministério Público do Rio de Janeiro apontou indícios de que Flávio tenha utilizado negociações de imóveis para lavar dinheiro entre 2010 e 2017. A suspeita foi apontada pelo MP ao solicitar a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador, que foi concedida pela Justiça Rio de Janeiro.

3 – Nova barragem da Vale pode se romper a qualquer momento

O Ministério Público de Minas Gerais expediu, nesta quinta-feira (16), uma recomendação à Vale para que a mineradora mantenha a população de Barão de Cocais, EM Minas Gerais, informada sobre os riscos, danos e impactos de um possível rompimento da Barragem Sul Superior. A movimentação pode levar ao rompimento da estrutura. A recomendação foi dada depois que o Ministério Público obteve, da própria Vale, documento que confirma que há possibilidade de rompimento da estrutura entre os dias 19 e 25 de maio.

4 – Tribunal determina nova prisão de José Dirceu

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recurso de José Dirceu, que pedia prescrição da pena de 8 anos e 10 meses na segunda condenação dele na Lava Jato. Com isso, o ex-ministro deve ser preso novamente. Ainda é possível recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). José Dirceu responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Conforme a denúncia, foi constatado que Dirceu recebeu propina de um contrato superfaturado da Petrobras com uma fornecedora de tubos, entre os anos de 2009 e 2012.

5 – Mais de 28 milhões de trabalhadores estão sub-utilizados

O IBGE identificou na Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do primeiro trimestre de 2019 um número recorde de trabalhadores subutilizados: 28,3 milhões (25%). Trata-se do maior número desde o início da pesquisa, em 2012. Segundo o instituto, essa categoria representa tanto aquelas pessoas em busca de emprego como as que não trabalham a quantidade de horas que desejam. No Piauí, o percentual de trabalhadores subutilizados é o maior do país: 41,6%.

6 – Prazo para inscrição do Enem 2019 termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (17), às 23h59. A taxa de R$ 85 poderá ser paga até o dia 23 de maio. O exame será aplicado em dois domingos consecutivos, 3 e 10 de novembro, e terá quatro provas objetivas com 45 questões cada uma sobre os seguintes temas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, os alunos deverão fazer uma redação argumentativa de, no máximo, 30 linhas sobre o tema que será proposto. Para fazer a inscrição, acesse o site do Enem e siga as instruções. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 até 24 de maio.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Sou um nativo apaixonado da comunicação, que encontrou no microfone e nas ondas do rádio a forma mais divertida e expressiva de viver a vida. Vivo nas redes, nos feeds e nos stories do mundo. Jornalista, locutor, futuro publicitário e um amontoado de paixões comunicativas. Apresentador do #AoVivaço e do Horário de Pico. Meu Insta: @rodrigosdiniz.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat