Conecte com a gente

BLINK NEWS

19 AGO #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

Foto: R7

1 – Aquecimento global causará ondas de calor ainda mais intensas do que as vistas neste verão europeu, diz estudo

Em um mesmo ano, a Alemanha atingiu 42,6ºC no dia 25 de julho, e -18ºC, em 22 de janeiro. As ondas de frio e de calor parecem que são opostas e uma novidade, mas sempre existiram no planeta e são resultado de fenômenos parecidos. O que muda com o aquecimento global é a intensidade e a frequência. Um estudo publicado nesta segunda-feira (19) pela “Nature Climate Change“, liderado por cientistas da Universidade Humboldt de Berlim, usou análise estatística para prever um cenário 2ºC acima da temperatura média registrada nos anos pré-industriais. Teremos mais calor, mais seca e mais chuvas.

2 – Receita Federal anuncia troca do número 2 do órgão

A Receita Federal anunciou na tarde desta segunda-feira (19), por meio de nota, a saída de João Paulo Ramos Fachada Martins da Silva do cargo de subsecretário-geral do órgão. Ele será substituído pelo auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto, que, de acordo com a Receita, atua na área de fiscalização da Delegacia da Receita Federal em Recife. “O secretário Especial da Receita Federal, Marcos Cintra, agradece o empenho e a dedicação de João Paulo Ramos Fachada Martins no período em que desempenhou suas atribuições no cargo de subsecretário-geral”, diz a nota.

3 – Twitter afirma que China usou plataforma para ‘semear discordância política’ em Hong Kong

O Twitter revelou nesta segunda-feira (19) o que chamou de “operação de informação apoiada por um Estado”, que focava na situação atual em Hong Kong, onde acontecem protestos focados em mudança política. Segundo a rede social, tratavam-se de 936 contas, ligadas ao Partido Comunista da China, que tentavam “semear discordância política em Hong Kong, incluindo minar a legitimidade e as posições políticas dos protestos“. Esse número, de acordo com o Twitter, representa uma parcela pequena de uma ação maior. Na nota publicada nesta segunda, o Twitter afirma que mais de 200 mil contas foram excluídas antes de estarem mais ativas no serviço.

4 – MEC quer adotar novos critérios para repassar verba para universidades federais

O Ministério da Educação (MEC) quer adotar índices de pesquisa, empregabilidade e desempenho como critérios para alterar o repasse de recursos para universidades federais. O índice de governança medido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2018 também deve ser levado em conta na proposta do ministério. Na matriz orçamentária atual, 90% dos recursos são passados conforme o tamanho da instituição e 10% por eficiência. O governo quer mudar estes índices. Em 2018, o TCU fez um relatório de governança com 498 órgãos e entidades públicas, entre elas as 63 universidades federais. O relatório adota três eixos para avaliação: estratégia, accountability e gestão de riscos.

5 – Relator da reforma tributária na CCJ do Senado quer votar proposta na comissão em 45 dias

O relator da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), disse nesta segunda-feira (19) que espera votar a proposta no colegiado em 45 dias. Ele fez o anúncio durante uma audiência pública na comissão sobre o tema. “Vamos votar a reforma tributária neste semestre, aliás, nos próximos 45 dias [na comissão]”, afirmou Rocha. O relator disse que pretende, no seu parecer, encontrar uma forma de taxar setores que hoje, segundo ele, não pagam impostos, como sites na internet que funcionam como intermediários entre comprador e vendedor. Ele citou como exemplo o Mercado Livre. “A proposta não deve apenas simplificar tributos. Ela deve ter um olhar muito para a frente. Queremos fazer uma proposta digital, queremos fazer uma reforma tributária 5.0. Fazer com que haja uma quantidade maior de pessoas pagando impostos e uma carga tributária muito menor“, disse após a audiência.

6 – Billie Eilish é 1ª artista nascida nos anos 2000 a liderar parada de músicas dos EUA

Billie Eilish se tornou a primeira artista nascida nos anos 2000 a levar uma música ao topo da principal parada dos EUA. “Bad guy” interrompeu o período de 19 semanas seguidas de “Old town road”, de Lil Nas X, no 1º lugar do Hot 100 da “Billboard”, disse o site da revista nesta segunda-feira (19). As 19 semanas de “Old town road” foram o maior período seguido na liderança da história da parada de singles da “Billboard”. Billie Eilish ficou por nove semanas em 2º lugar antes de chegar ao topo, o que também foi um recorde.

Escrito por

Sou um nativo apaixonado da comunicação, que encontrou no microfone e nas ondas do rádio a forma mais divertida e expressiva de viver a vida. Vivo nas redes, nos feeds e nos stories do mundo. Jornalista, locutor, futuro publicitário e um amontoado de paixões comunicativas. Apresentador do #AoVivaço e do Horário de Pico. Meu Insta: @rodrigosdiniz.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat