Conecte com a gente

BLINK NEWS

19 FEV: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

1 – IBGE inicia testes piloto do Censo Demográfico 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dará início nesta quarta-feira, 20, aos testes-piloto do Censo Demográfico 2020, que corre o risco de ser adiado pela falta de verbas e de contratação de pessoal. O custo total do Censo Demográfico 2020 foi calculado em R$ 3,4 bilhões. A coleta do Censo 2020 está prevista para começar em agosto do ano que vem. No levantamento, cerca de 220 mil recenseadores visitarão mais de 70 milhões de domicílios nos 5.570 municípios brasileiros. No teste que começará amanhã, o objetivo será replicar a rotina das visitas domiciliares e da coleta de informações, passo a passo, para verificar o funcionamento dos dispositivos móveis de coleta.

2 – Ministro do STF mantém decisão contra Bolsonaro

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou recurso do presidente Jair Bolsonaro e manteve a decisão que havia determinado pagamento de R$ 10 mil de indenização por danos morais à deputada Maria do Rosário (PT-RS). A decisão foi publicada nesta terça-feira (19) no “Diário de Justiça Eletrônico”. A defesa do presidente da República ainda pode recorrer à Primeira Turma da Suprema Corte. Bolsonaro foi condenado por ter afirmado em 2014 – quando ainda era deputado federal – que Maria do Rosário não merecia ser estuprada porque ele a considera “muito feia” e não faria o “tipo” dele.

3 – Bolsonaro assina lei anticrime

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje o Projeto de Lei Anticrime. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é o responsável pelo texto. Ele afirmou que o pacote é uma sinalização de que o governo “não será condescendente com a criminalidade, especialmente a criminalidade mais grave”. O ministro lembrou que a proposta foi uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro e que será suficiente para o combate à corrupção, o crime organizado e o crime violento. Sergio Moro classificou como medidas “concretas e fortes” as propostas que chegam hoje ao Congresso.

4 – Morre importante nome da moda

O alemão Karl Lagerfeld, um dos maiores ícones do mundo da moda, morreu na manhã desta terça-feira (19), em um hospital de Paris. Ele tinha 85 anos e, segundo a revista Purepeople, deu entrada em um hospital de Paris na segunda-feira (18) em uma internação de urgência. A causa da morte ainda não foi anunciada.

5 – Hoje é dia de super lua

Hoje acontece mais um perigeu, que é quando a lua está mais próxima da Terra e parece bem maior. Hoje a Lua estará cheia apenas seis horas após atingir o perigeu, e será a maior e mais brilhante Lua cheia do ano. Uma outra Superlua também ocorreu em janeiro com um perigeu um pouco mais distante, a 14 horas da Lua cheia. 

6 – Operação da PF no Sistema S

Ex-presidente da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Robson Andrade é um dos alvos da Operação Fantoche, deflagrada nesta terça-feira (19) no Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Alagoas. A investigação apura supostos desvios de recursos públicos do Ministério do Turismo, por meio de convênios supostamente irregulares com o Sistema S. Andrade teve prisão temporária decretada pela Justiça de Pernambuco e ficará 5 dias preso. Em Minas, a PF fez buscas e apreensão de documentos na residência do sucessor de Andrade, o ex-presidente da Fiemg Olavo Machado. Contra ele, não foi expedido mandado de prisão.

Escrito por

Sou um nativo apaixonado da comunicação, que encontrou no microfone e nas ondas do rádio a forma mais divertida e expressiva de viver a vida. Vivo nas redes, nos feeds e nos stories do mundo. Jornalista, locutor, futuro publicitário e um amontoado de paixões comunicativas. Apresentador do #AoVivaço e do Horário de Pico. Meu Insta: @rodrigosdiniz.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ: