Conecte com a gente

BLINK NEWS

21 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

Freepik

1 – Mais Autonomia

Os deputados estaduais enviaram ao Congresso Nacional, um projeto que permite a eles legislar sobre temas regionais. A intenção é que seja mudada a Constituição Federal, para que estes assuntos não sejam exclusivos da união. Caso a proposta seja aprovada na Câmara Federal, os temas passam a ser também tratados nos estados, não sendo mais algo exclusivo.

2 – Greve dos Professores

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) foi notificada nesta segunda-feira (20) da decisão judicial que manda 66% dos servidores administrativos das escolas estaduais trabalharem no período de greve que começou ontem.

A entidade vai recorrer da decisão, mas enquanto não obtém liberação da justiça vai adequar a greve para não ferir a decisão liminar.

Os trabalhadores reivindicam a incorporação do abono de r$ 200 aos salários, reposição da inflação, manutenção da jornada de 6h e concurso público para cobrir o déficit de cerca de mil funcionários nas escolas, segundo a Fetems.

3-  Desigualdade de Renda

A desigualdade de renda dos brasileiros atingiu o maior patamar já registrado no primeiro trimestre de 2019. Segundo pesquisa do estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice vem subindo consecutivamente desde 2015.

O indicador estudado pela pesquisa monitora a desigualdade de renda em uma escala de 0 a 1 – sendo que, quanto mais próximo de 1, maior é a desigualdade. O do Brasil ficou em 0,627 em março.

A pesquisa também demonstra que as pessoas que ganham menos sofreram mais os efeitos da crise que os que possuem renda maior. Além disso, os mais pobres estão demorando mais para se recuperar na comparação com os mais ricos.

Os números que revelam isso são os da variação da renda média acumulada pelos 10% mais ricos da população e os 40% mais pobres.

4  – Supremo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decide se abre ação penal contra cúpula do partido político PP por ter formado organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras. Vai ser a primeira vez que STF julgar organização criminosa na Lava Jato.

5- Medidas Provisórias

O presidente Jair Bolsonaro promove na manhã desta terça-feira (21) a 12ª reunião ministerial no palácio da alvorada. Grupo deve discutir as Reformas da Previdência, Tributária e Administrativa e as medidas provisórias que podem perder validade se não forem votadas logo.

Estão prestes a expirar, dez medidas provisórias incluindo a da Reforma Administrativa, que reduziu de 29 para 22 o número de ministérios.

As medidas são um instrumento com força de lei. Têm efeito imediato logo depois de publicadas pela presidência da república. Mas, se não forem votadas por deputados e senadores em até 120 dias, perdem a validade.

6 – Mais Agrotóxicos

O Ministério da Agricultura formaliza o registro de mais 31 agrotóxicos. No ano todo, já são 169 produtos autorizados. O número de defensivos registrados vem crescendo significativamente nos últimos três anos, fato que preocupa ambientalistas e profissionais da saúde.

Escrito por

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2008) e Pós-graduação em Produção Audiovisual - Estéticas Contemporaneas pela UCDB (2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, produção Audiovisual para as novas mídias e Direção de Arte.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Vips para Blink Premium!

PROMOÇÕES BLINK 102

PODCAST: Será que nasceu?

AO VIVAÇO

Anitta em “As Panteras”!

ENTRETENIMENTO

Reflorescer: Transformar lixo em arte!

ENTRETENIMENTO