25 cidades produzem metade da poluição no planeta

Imagem de Ralf Vetterle por Pixabay
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Um grande vilão que vem a décadas contribuindo para o aquecimento global é a concentração populacional nas grandes cidades do mundo. O número que mais choca, em tempos de emergencial ambiental, pandemia e outras catástrofes, é o de 56%. Essa é a porcentagem da popular do mundo inteiro que vive nas cidades e isso vem aumentando cada vez mais.

Os cientistas que estudam a emissão de gases que provocam o efeito estufa concluíram que metade dessa poluição é produzida por apenas 25 cidades. Nos conhecemos essas cidades como METRÓPOLES. Essa é a maior preocupação que os cientistas têm paras as próximas décadas. Segundo o Dr. Shaoqing Chen, da Sun Yat-sen University que participou dos estudos “hoje em dia, mais de 50 por cento da população global reside nas cidades”. São “as cidades responsáveis por mais de 70% das emissões de gases de efeito estufa, e elas compartilham uma grande responsabilidade pela descarbonização da economia global. Os métodos de inventário atuais usados pelas cidades variam globalmente, tornando difícil avaliar e comparar o progresso da mitigação de emissões ao longo do tempo e do espaço”.

As grandes cidades de países desenvolvidos como Austrália, Estados Unidos e Europa apresentaram emissões per capita significativamente mais altas do que cidades em países em desenvolvimento. As fontes usadas nessa METRÓPOLES que mais poluem nossa atmosfera são emitidas pelo setor de transporte, e a de energia estacionária, que engloba a queima de combustível e o uso de eletricidade em edifícios residenciais, industriais e comerciais.

Leia a pesquisa completa clicando aqui.