Conecte com a gente

BLINK NEWS

27 SET #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

Hora de ficar muito bem informado com as 6 principais notícias que marcaram a sexta-feira.

Foto: Pedro Ladeira / FolhaPress

1 – Gilmar Mendes pede para STF retirar porte de arma e impedir entrada de Janot na Corte

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes pediu nesta sexta-feira (27) a retirada do porte de armas do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro pediu ainda que Janot seja impedido de entrar no tribunal. Os pedidos foram feitos em razão da entrevista na qual o ex-procurador-geral revelou a intenção de matar Gilmar Mendes. Em entrevistas aos jornais “O Estado de S. Paulo” e “Folha de S.Paulo” e à revista “Veja” publicadas nesta quinta (26), Janot revelou que, em 2017, quando estava à frente da Procuradoria Geral da República (PGR), entrou armado no Supremo com a intenção de matar Gilmar Mendes e se suicidar em seguida.

2 – Desemprego fica em 11,8% em agosto e atinge 12,6 milhões, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,8 % no trimestre encerrado em agosto, atingindo 12,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma estabilidade frente ao trimestre encerrado em julho, quando a taxa também ficou em 11,8% e o número de desempregados também foi calculado em 12,6 milhões. Já na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (12,1%), a taxa de desemprego caiu 0,3 ponto percentual. Também houve melhora na comparação com o trimestre móvel anterior, de março a maio (12,3%).

3 – Manchas de óleo afetam 109 locais em 50 cidades do Nordeste

As manchas de óleo que chegaram a praias do Nordeste desde o início de setembro já atingiram 109 locais em 50 municípios de 8 estados, de acordo com o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Em todos os pontos, a substância é a mesma. De acordo com o Ibama, trata-se de petróleo cru, e não de um produto derivado do óleo. Em nota, a Petrobras afirma que o material não foi produzido e nem comercializado pela companhia. Ainda não se sabe a origem da substância, mas a suspeita é que o petróleo tenha vindo de navios que passam pela região, segundo a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE/PB).

4 – Taxa extra da conta de luz será menor em outubro, informa Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária de outubro será amarela, o que significa uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em setembro a bandeira estava no patamar vermelho 1, com cobrança de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara. Segundo a Aneel, outubro é um mês de transição entre a estação seca e o período úmido. Além disso, explica a agência, há previsão de aumento para as chuvas nos principais reservatórios. Com isso, será possível reduzir o uso de usinas térmicas, que geram uma energia mais cara.

5 – Facebook testa esconder número de curtidas na Austrália

O Facebook começou a ocultar o número de curtidas a postagens para usuários na Austrália nesta sexta-feira (27). A iniciativa vale para reações em posts e vídeos. A iniciativa é parte de um projeto do Facebook para reduzir pressão e ansiedade entre os usuários das redes sociais. Em julho deste ano a empresa anunciou que faria isso em outra plataforma, o Instagram. “Estamos fazendo um teste limitado em que as contagens de curtidas, reações, além do número de visualizações de vídeos se tornam privados no Facebook e apenas visíveis para o autor do post“, disse um porta voz do Facebook. “A partir disso, vamos reunir feedbacks para entender se essa mudança irá melhorar a experiência das pessoas. ”

6 – ‘Homem-Aranha’ continuará a ser produzido pela Marvel; novo filme da saga será lançado em julho de 2021

Após um período de dúvidas sobre a continuidade de “Homem-Aranha” sob o comando da Marvel, os fãs podem respirar aliviados. Em agosto, foi noticiado que os filmes da saga do super-herói poderiam deixar de ser produzidos pelo estúdio se ele não chegasse a um acordo com a Sony. Mas nesta sexta-feira (27), a Sony Pictures Entertainment e os Estúdios Disney confirmaram que a produção seguirá no comando da Marvel. Todos entraram em acordo e ainda anunciaram a data de lançamento do terceiro filme com Tom Holland como Homem-Aranha: 16 de julho de 2021. Os termos do acordo não foram revelados. No mês passado, vários relatos da mídia especializada informavam que Kevin Feige, presidente da Marvel, estava em uma disputa financeira com a Sony, que detém os direitos do super-herói.

Escrito por

Sou um nativo apaixonado da comunicação, que encontrou no microfone e nas ondas do rádio a forma mais divertida e expressiva de viver a vida. Vivo nas redes, nos feeds e nos stories do mundo. Jornalista, locutor, futuro publicitário e um amontoado de paixões comunicativas. Apresentador do #AoVivaço e do Horário de Pico. Meu Insta: @rodrigosdiniz.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ: