50+50: Sebrae/MS apresenta principais ações para apoiar empreendedor neste ano

Evento com mostra interativa de projetos e encontro da Rede Estadual de Atendimento celebrou também o cinquentenário do Sistema Sebrae, comemorado em 2022.

Representantes das entidades que compõem o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MSCom a presença de autoridades, parceiros e imprensa, o Sebrae/MS, acompanhado do Conselho Deliberativo Estadual, apresentou, na manhã desta segunda-feira (24) no espaço Bosque Expo em Campo Grande, as principais ações que serão realizadas em 2022 para apoiar os pequenos negócios em Mato Grosso do Sul. O evento, intitulado SEBRAE 50 + 50: Criar o Futuro é Fazer História, também celebrou o aniversário de 50 anos do Sistema Sebrae.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, também secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, deu início ao evento, reafirmando a importância de ações voltadas às micro e pequenas empresas. Ele destacou o trabalho feito em parceria com as entidades do setor produtivo, Governo do Estado, prefeituras municipais e demais parceiros estratégicos. “Temos 1.200 ações planejadas para este ano, e isso não fazemos sozinhos. São 50 anos de Sebrae, vamos mostrar que conseguimos expandir os negócios de Mato Grosso do Sul, junto com todos as entidades que estão aqui presentes”, disse.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou ao vivo do evento, de forma on-line. Ao público, ela enfatizou a atuação histórica do Sebrae, também mencionando o apoio do setor produtivo para continuar transformando a vida da população. “É a partir deste trabalho que a economia roda, essa harmonia entre todos os entes, como as federações, empresas, todo o Conselho do Sebrae, pode fazer a diferença na vida das pessoas, realizando o resgate da economia local”, afirmou a ministra.

Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, acredita que todo o apoio do Sebrae aos empreendedores, bem como o comprometimento do setor produtivo, aliado à uma gestão pública eficiente, tem trazido bons frutos. “O ambiente de negócios é criado por uma estrutura que envolve diversas variáveis. Todo esse conjunto, que o Conselho participou, fez com que Mato Grosso do Sul, ao longo desses anos tivesse a condição de ser o quinto Estado mais competitivo do país”.

O prefeito de Terenos, Henrique Budke, representou a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) no evento. Ele parabenizou o trabalho do Sebrae, citando o programa Cidade Empreendedora. “Quando vocês vão aos nossos municípios, vocês atendem com excelência, na parte de gerenciamento, desburocratização, compras, e também as micro e pequenas empresas, que são quem gera emprego e renda. Quero parabenizar vocês, são 50 anos de história de trabalhos e conquistas”, disse.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, apresentou as principais ações da instituição para os presentes. Segundo ele, o Sebrae ampliou a sua capacidade de atendimento para ficar mais próximo do empreendedor, resultando em um alcance maior do seu público-alvo. “Este evento é um desdobramento do trabalho realizado pelo Conselho. Atendemos 66 mil CNPJs diferentes no ano passado. E, foram essas pessoas, esses parceiros que estão aqui hoje que chegaram em todos os pontos”.

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Ishikawa, também participou da solenidade.

Em mostra interativa, principal projeto para 2022 é o programa Cidade EmpreendedoraApós, o evento contou com a realização de um tour por uma mostra interativa dos principais projetos, reunião entre a Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (FAEMS) e Associações Comerciais sobre estratégias de fortalecimento do associativismo empresarial, e salas temáticas direcionadas à Rede Estadual de Atendimento do Sebrae/MS, com uma programação que segue com palestras no período vespertino.

A mostra interativa contemplou os espaços: Atendimento ao Cliente; Programa Cidade Empreendedora; Pró-Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal e Polo de Ecoturismo; Propeq Dinamiza – Programa Estadual dos Pequenos Negócios; e Inovação, com exposição de máquinas do Lab Maker, laboratório de prototipagem do Living Lab. Também houve um local para a imprensa e influenciadores digitais, com canais de Comunicação do Sebrae/MS.

Sebrae MSAtividades comemorativas do cinquentenário do Sebrae ocorrerão ao longo de 2022, em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”50+50

As atividades comemorativas do cinquentenário do Sebrae ocorrerão ao longo de todo o ano de 2022, em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Estão previstas mais de cem ações, em todo o País, que buscam fazer a travessia entre o rico passado de conquistas, a atuação nos dias de hoje e as contribuições para o futuro.

Do ponto de vista histórico, o Sebrae mostrará as contribuições que a instituição trouxe para o Brasil, como, por exemplo, a melhoria paulatina do ambiente de negócios, com a construção, junto ao Poder Público, de uma legislação avançada de estímulo ao setor, em particular com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, de 2006.

Conheça os projetos

Atendimento ao Cliente – Nele, foram divulgados os números de atendimento do Sebrae/MS, executados ao longo de 2021; houve o lançamento do novo edital do programa Sebrae Delas que incentiva o empreendedorismo feminino; também foi apresentado o Sebrae Resolve, novo produto gratuito que oferece mentorias de Finanças, Liderança, Vendas e Marketing Digital para os pequenos negócios; entre outras ações.

Programa Cidade Empreendedora – O espaço apresentou o programa, iniciativa executada em parceria com as Prefeituras para a transformação da economia. Em 2022, além de dar continuidade ao trabalho nas 22 cidades que integram o segundo ciclo do programa, o Sebrae irá lançar um novo edital com mais 10 vagas para municípios do Estado. As novas cidades selecionadas irão compor o terceiro ciclo e serão acompanhadas por 15 meses – a partir deste ano até 2023. No dia, também foi lançado o painel DATA Cidade MS, plataforma com dados socioeconômicos dos municípios Cidade Empreendedora.

Pró Pantanal e Polo de Ecoturismo – O local contou com a exibição de um vídeo sobre o Pró Pantanal, uma iniciativa do Sebrae/MS e MT para a recuperação econômica do Bioma Pantanal, por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território. Já o Polo de Ecoturismo visa fomentar a atividade de ecoturismo no Brasil e uma das iniciativas é o Portal Sebrae de Ecoturismo (portalecoturismo.com.br), também divulgada na ocasião.

Propeq Dinamiza – O Programa Estadual dos Pequenos Negócios (Propeq Dinamiza) é uma parceria entre Sebrae e Governo do Estado para fomentar as potencialidades de MS. Foi apresentado uma das ações do projeto, que é o Mapa de Oportunidades do município de Ribas do Rio Pardo. 

Inovação – Houve a apresentação do Living Lab/Lab Maker, espaço do Sebrae/MS que apoia o empreendedorismo inovador e startups em Mato Grosso do Sul. Mais informações sobre o laboratório de inovação em www.livinglabms.com.br.

Comunicação – Apresentação dos Canais de Comunicação do Sebrae/MS, entre eles, a Agência Sebrae de Notícias e as redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn). Também houve a divulgação do Prêmio Sebrae Jornalismo e dos produtos “PodCrescer”, podcast e o “Transforma MS”, talk show.

O Sebrae, ano após ano, oferece centenas de opções de programas, treinamentos, consultorias e cursos de capacitação, voltados para o fortalecimento da gestão empresarial, da competividade e da produtividade dos pequenos negócios. Para mais informações sobre as ações em Mato Grosso do Sul, acesse o portal ou entre em contato pelo 0800 570 0800.

Texto: Assessoria Sebrae/MS