Conecte com a gente

BLINK NEWS

Venda de testes de HIV em farmácias é autorizado pela Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a comercialização de testes de HIV em farmácias na manhã da última sexta-feira (20). Semelhante aos testes de gravidez, que podem ser realizados em casa e pela própria pessoa, o resultado fica pronto em aproximadamente 30 minutos. Porém, este teste não substitui os exames necessários para a [...]

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a comercialização de testes de HIV em farmácias na manhã da última sexta-feira (20). Semelhante aos testes de gravidez, que podem ser realizados em casa e pela própria pessoa, o resultado fica pronto em aproximadamente 30 minutos.

Porém, este teste não substitui os exames necessários para a descoberta da AIDS com 100% de precisão. Ele funciona como triagem de possível contágio pelo vírus HIV. Estima-se que aproximadamente 20% da população brasileira é soropositivo e ainda não receberam o diagnóstico.

A liberação deste teste gerou polêmica, tendo como ponto de discussão o impacto que pode causar os resultados do exame caseiro, levando em conta, ainda, que poderá ser um falso-positivo ou um falso-negativo, podendo confundir e causar algum tipo de prejuízo à pessoa, além de que algumas pessoas poderão deixar de usar preservativos nas relações sexuais fora os fatores de questão psicológica que podem acarretar à pessoa.

Não há previsão de quando o produto vai chegar às farmácias brasileiras. O teste já é comercializado em alguns países, como na França, Reino Unido e Estados Unidos. No Brasil os fabricantes do produto deverão atender algumas exigências, como, por exemplo, de que o teste não oferece o diagnóstico 100% preciso, pois o intervalo de tempo entre a infecção e a produção de anticorpos no sangue pode variar em até 30 dias.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

13 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Se ame mais!

VIVA+

28 FEV: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Epidemia de Dengue: Secretário de Saúde explica situação.

CAFÉ COM BLINK

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat