Conecte com a gente

BLINK NEWS

Jovem que lidera greve mundial é indicada ao Nobel.

imagem: Daniel Reinhardt/dpa via AP
imagem: https://news.sky.com/story/teenage-climate-activist-greta-thunberg-nominated-for-nobel-peace-prize-11665318

Greta Thunberg começou uma greve em frente ao parlamento sueco em agosto do ano passado. Seus pais tentaram dissuadi-la. Colegas de classe se recusaram a participar, pedestres expressaram pena e riram diante da visão da então desconhecida garota de 15 anos sentada sobre os paralelepípedos com um cartaz pintado à mão.

Greta Thunberg
imagem: TT News Agency/Reuters

Oito meses depois, a imagem não poderia ser mais diferente. Greta, atualmente com 16 anos, lidera hoje em todo o mundo uma greve escolar para exigir dos políticos ações contra o aquecimento global. Ela se tornou um modelo de determinação, inspiração e ação positiva.

Presidentes nacionais e executivos de empresas se alinham em fila para serem criticados por ela, cara a cara. Seu cartaz (greve da escola pelo clima) foi traduzido para dezenas de idiomas. E, o mais impressionante de tudo, a solitária adolescente que o segurava hoje está acompanhada por milhões de outros jovens.


imagem: Maja Hitij/Getty Images

Estudantes de todo o mundo – de Sydney a Paris, de Tóquio a Bogotá e de Hong Kong a Kampala -, não estão indo as às aulas. O movimento contra as mudanças climáticas tem mais de 1.000 eventos previstos em 100 países para o dia de hoje.


imagem: Wolfgang Rattay/Reuters

“Como nossos líderes comportam-se como crianças, nós [as próprias crianças e os jovens] teremos que assumir a responsabilidade que eles deveriam ter assumido há muito tempo atrás” Greta Thunberg estudante e ativista, em declaração na COP-24 (24ª Conferência do Clima das Nações Unidas), em dezembro de 2018

Nesta quinta-feira (14), ela foi indicada ao Nobel da Paz, prêmio que deve ser entregue em dezembro de 2019. O parlamentar norueguês Freddy André Øvstegård disse: “Propusemos (Greta ao Nobel) porque, se não fizermos nada para parar a mudança do clima, ela irá nos causar conflitos, (a ação de Greta) é uma contribuição para a paz.”

Escrito por

Jornalista e especialista em marketing digital, agora mergulho no universo radiofônico. Produtora do #CaféComBlink. No ar de 2ª a 6ª, a partir das 7h, na Blink 102. Amo colecionar histórias... Me conta a sua?!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

102 vips para você!

PROMOÇÕES BLINK 102

Break Sustentável: Neste sábado (21)

SUSTENTABILIDADE

Lançamento!

ENTRETENIMENTO

PODCAST: Invasão Arriscada!

AO VIVAÇO

WhatsApp chat