Conecte com a gente

BLINK NEWS

A sustentabilidade no cultivo de alimentos

Já passamos da marca de 7 bilhões de habitantes em todo o mundo, e por isso ações sustentáveis precisam ser colocadas em prática o quanto antes para que o impacto seja cada vez menor. O cenário atual, revela o uso indiscriminado de agrotóxicos e intoxicações por parte do cultivo tradicional. O cultivo agroecológico, por exemplo, é [...]

Já passamos da marca de 7 bilhões de habitantes em todo o mundo, e por isso ações sustentáveis precisam ser colocadas em prática o quanto antes para que o impacto seja cada vez menor. O cenário atual, revela o uso indiscriminado de agrotóxicos e intoxicações por parte do cultivo tradicional.

O cultivo agroecológico, por exemplo, é a alternativa agrícola mais sustentável apresentada. O engenheiro agrônomo e professor universitário, Carlos Salles, desenvolve e aprimora este tipo de cultivo na própria casa e já colocou em prática em projetos sociais em Campo Grande, como por exemplo aos moradores da Cidade de Deus, antigo lixão.

Ele conseguiu através da técnica produzir em sua casa, salsa, couve, alface, tomate, manjericão, beterraba, cebolinhas, acelga, berinjela entre outros.

pe-de-tomate

Pé de tomate plantado de forma sustentável através do cultivo agroecológico. Foto: Vinicius Nunes

“O cultivo agroecológico presa pela preservação do solo, da água e de todos os recursos de forma orgânica. Desde árvores até as nascentes dos rios que são preservadas para evitar o assoreamento.”

Afirma Carlos Salles.

A agricultura convencional consome 70% de toda água que utilizada no mundo, diminuindo assim o estoque de águas nos lençóis freáticos, comprometendo as nascentes.

Foram observados que através do cultivo agroecológico é possível manter o solo úmido e sem a necessidade de irrigação por até três meses.

Carlos diz que o cultivo é pouco utilizado em hortas convencionais até porque existe uma dependência grande do agronegócio, mas é mais utilizado em pequenas áreas para o cultivo familiar. Em muitos casos são acumulados água da chuva em cisternas que depois são reutilizados para a irrigação. Porém esta técnica não é impossível de ser empregada em hortas de grande porte.

Este cultivo influencia de maneira direta o consumo sustentável da água através da sustentabilidade. Todo o processo faz uma transformação no local onde ele é inserido.

Afirma o engenheiro agrônomo

Carlos verificou que em locais onde o cultivo agroecológico foi implantado, produtores observaram que de repente começou a minar água em regiões aparentemente secas. Transformando o local em verdadeiras “caixas d’agua”. O processo aconteceu, justamente pela necessidade de reflorestar os locais próximos ao cultivo, fazendo com que a água da chuva não fosse perdida e reaproveitada naturalmente, como acontece em florestas nativas.

Horta desenvolvida através de projeto social. Foto: Carlos Salles / facebook

Horta desenvolvida através de projeto social.
Foto: Carlos Salles

Em seus projetos sociais, Carlos pode ver como as crianças se interessavam pelo projeto, e isso nos mostra que este tipo de conhecimento precisa ser repassado para as próximas gerações, com o intuito de ensina-las que a sustentabilidade é um bem em conjunto e que todos são capazes de mudar e também transformar o local onde vivem através de iniciativas como esta.

Adultos e crianças participam dos projetos sociais no cultivo de alimentos através da agroecologia. O ensinamento é repassado para futuras gerações. Foto: Carlos Salles / facebook

Adultos e crianças participam dos projetos sociais no cultivo de alimentos através da agroecologia. O ensinamento é repassado para futuras gerações.
Foto: Carlos Salles

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Reflorescer: Conheça o projeto

ENTRETENIMENTO

PODCAST: Falta de água em Campo Grande? Entenda melhor

CAFÉ COM BLINK

13 Set #6_PrincipaisNotícias

BLINK NEWS

12 Set #6_PrincipaisNotícias

BLINK NEWS