10 Tendências de calçados para abusar no inverno
abril 19, 2017
Primeiro diretor negro da Vogue em 100 anos
abril 20, 2017

A tal Baleia Azul é uma farsa mas…

COMPARTILHE ISSO AGORA! :)

No Café com Blink desta quinta-feira, 20, a pauta foi uma notícia que tem assombrado muito os pais de adolescentes nesta última semana. Um jogo online criado na Rússia estaria levando adolescentes a se suicidarem. Chamado de Baleia Azul (Blue Whale, em inglês no nome original) que fariam com que o psicológico dos participantes ficassem abalados a ponto de estarem realmente dispostos a tirar a própria vida como desafio final.

Apesar da origem falsa da notícia, no Brasil, parece estar acontecendo um “efeito de imitação” e casos de suicídio e tentativas de suicídio estão sendo relacionados à brincadeira.  Casos estão sendo investigados.

Como informado pelo psiquiatra Daniel Martins de Barros, em coluna no Estadão, essa história tem origem em uma notícia russa de um ano atrás repleta de suposições e sem nenhum fato realmente apurado. A publicação do periódico Novaya Gazeta foi encontrada pelo site especialista em desmascarar boatos Snopes.com.

Daniel Martins afirma em sua coluna:

Se essa ideia se repete tanto, provavelmente toca em medos fundamentais que carregamos, seja de não sabermos lidar com nosso potencial e nossa autonomia, seja de colocarmos interesses pessoais acima das necessidades dos filhos.

Moral da história: a notícia da baleia azul pode ser exagerada, mas os perigos que ela traduz são tão presentes que todo mundo acreditou. Na dúvida, então, não custa dar ouvidos ao alerta que ela fez.

Foto: Samy Nayef

 

Recebemos nos estúdios da Blink102 a mestre em educação pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Regina Cheli Prati (foto à esquerda), que explicou as dúvidas de nossos fãs sobre o assunto, e esclareceu que este “jogo” não influenciou os adolescentes, e que as notícias são compartilhadas porque no interior das pessoas, assim como diz Daniel Barros, elas se identificam com o caso

1 Comentário

  1. João Paulo disse:

    Parabéns à Mestre Regina!!! Resumiu e definiu perfeitamente a tal da “Baleia Azul”!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.