fbpx

Quem é o responsável pela queda recorde no consumo de recursos da Terra.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A vitória da sustentabilidade na Alemanha

Existe um cálculo que os cientistas fazem desde 1970, ele é conhecido por Earth Overshoot Day. Essa conta mostra exatamente o mês em que o consumo humano dos recursos naturais excede a capacidade que o planeta Terra tem para produzir esses mesmos recursos naturais.

Em 2019 esse limite foi atingido em julho e se você não entendeu o que isso significa leia com atenção. Em julho de 2019, nós seres dito racionais e humanos, já tínhamos consumido todos os recursos naturais que o planeta teve capacidade de produzir para um ano inteiro. EM JULHO!

O que se consumiu após julho de 2019 entrou em uma conta negativa que é sinistra para humanidade. Por mais paradoxo que possa parecer, o SARS COV 2 fez o que nenhum ser humano nesse planeta quer ou conseguiu fazer desde 1970. O vírus ajuda o planeta!
A pandemia do Covid-19 que atingiu o mundo em 2020 fez o planeta ganhar três semanas de fôlego nos seus recursos, algo inédito e que nunca havia sido registrado desses de o começo desse cálculo.

Todas as previsões feitas pelos cientistas para a chegada do Overshoot Day eram pessimistas para 2020, mas o vírus conseguiu fazer os recursos naturais para esse ano durarem até agosto. Um respiro positivo de mais de 3 semanas e uma redução de 9,3 por cento na pegada ecológica da humanidade.

A vitória da sustentabilidade na Alemanha
Fonte: Global Footprint Network

Isso é um recorde! Nós estamos cada vez consumindo mais recursos e de forma mais acelerada que não dá nem para comemorar a diminuição dessa pegada ecológica por conta da pandemia. É que apesar dessa diminuição do nosso impacto, a humanidade ainda precisaria de 1,6 planetas para sustentar a vida na Terra de forma equilibrada.

No ritmo que estamos esgotando anualmente os recursos naturais, muito antes do ano terminar segundo os cálculos do Overshoot Day, estamos próximos de viver um cenário de tragédia. Da forma como a pandemia se desenvolve em muitas partes do mundo, com apelos dos governantes e muitos grandes empresários pela volta do consumo desenfreado, parece que não estamos dispostos a mudar esse o cenário do Overshoot Day.

Leia mais aqui:
https://www.footprintnetwork.org/

E aí? O que acha do assunto? Comente!

PLANTIO DIA DA ÁRVORE

PLANTIO DIA DA ÁRVORE

Única emissora de rádio no mundo a criar um Break Sustentável A Blink nasceu na era da sustentabilidade, da ampliação de consciência e em um

Leia mais »

Assine nossa newsletter e receba tudo primeiro!

Não mandamos spam e nem divulgamos seu e-mail! Apenas enviamos mediante sua autorização.