Conecte com a gente

COLUNISTAS

A vontade é um tempo que não passa

Por Linda Benitez

O lance é que eu, desde sempre, quis saber nadar. Lógico, com a auto estima no pé, nunca me achei capaz e fui em busca de simpatias, porque escola de natação era longe até no sonho.  Eu disfarçava que sabia. Mas, nunca soube. Um dia, fui no rio, perto de uns índios, e contei, em segredo, pra indiazinha que me levou na avó. Ela era tipo tudo da aldeia. A velha me deu cinco lambaris vivos:

– Se você engolir esses peixinhos eles vão guiar você pelos rios.

Engoli. Nada aconteceu.

Anos e anos disfarçando. Bebendo cerveja na borda..Tipo “mergulha você, depois eu vou”.

Nada. Não sabia mesmo!

Já estou com 49. E agora? Morando aqui em Búzios, 27 praias em volta. Que que eu vim fazer aqui? Aprender a nadar. Arrumei uma escola. Todo dia, tenho aula.. Coloco a boinha,  a nadadeira. Aprende a respirar, dá o toco no professor, enfim… aluna. Humildemente, aluna. Como ensinaria a Ana..Aluno quer dizer sem luz…sem a luz de saber nadar que nem os lambaris que eu engoli.  Mas estou indo, viu? Hoje, aprendi a mexer os braços com aquele movimento lindo que o cotovelo volta em 45 graus, sabe? Ai gente, o bom é que to querendo aprender. Isso que é legal!

Comprei até um maiô azul meio Esther Williams. Estilo agora não me falta, e fui pra escola. Meus colegas de aula têm 4 ou 5 anos, quando não são bebês. O Joaquim quer nadar comigo porque sabe que vai ganhar de mim.

Então, nunca é tarde pra ser amiga do Joaquim.

Na vida, ás vezes é bom boiar. Mesmo que você não saiba. O Joaquim  sabe.

Comer peixe vivo pode ser poético, mas não resolve.

Linda Raquel Benitez escreve a coluna Vida Linda para o Blink News. Ela conta o que aprende com tudo o que vê e vive; relata impressões e ideias da vida e do dia a dia. Empresária, produtora cultural e design de eventos, Linda é campo-grandense e vive, atualmente, em Búzios (RJ). É casada, tem dois vira-latas e estuda filosofia.
Foto: Milena Rodrigues

Escrito por

Jornalista e especialista em marketing digital, agora mergulho no universo radiofônico. Produtora do #CaféComBlink. No ar de 2ª a 6ª, a partir das 7h, na Blink 102. Amo colecionar histórias... Me conta a sua?!

11 Comentários

11 Comments

  1. Silvia

    18/01/2019 em 08:54

    Achei o máximo sua coluna . Te amo
    E senta que lá vem histórias ♥️😍

  2. Áttila Gomes

    18/01/2019 em 11:31

    Menina de notável talento. Grande abraço e sucesso.

  3. Stephan Hofmann

    18/01/2019 em 12:22

    É assim que eu imaginava sua coluna, grande amiga Linda Benitez. Histórias e acontecimentos reais, contados francamente e surpreendente, na sua linguagem de um humor típico, que vem misturada com pensamentos filosóficos.

    A primeira historia tambem mostra uma falha no sistema de educação. Ensinar nadar e papel da Escola pública, pelo menos na minha terra. Tem aulas semanais desde o primeiro ano na Suíça.
    Bom…. o Brasil tem muito mais água para se afogar, né. Claro. Só a pequena Suica, que cabe 5 vezes no estado de Mato Grosso do Sul, tem 1500 Lagos e centenas de rios.
    O lado triste é que o Brasil está mundialmente em terceiro lugar, com 29 pessoas afogadas por 1 milhão de habitantes. A Suíça tem 5 afogados por 1 milhão de habitantes. Aí… já recebi o argumento que o verao suíço é mais curto e ninguém vai nadar na época de neve.
    Vai sim! Em uma das 300 piscinas internas cobertas, que tem em cada idade com mais de 30’000 habitantes e onde aconteçam as aulas de natação das escolas.
    O detalhe: são financiadas e mantidas com dinheiro público.
    Sei que essa comparação não é nada poética. Mas tem a ver com a cultura de investir o dinheiro público de forma certa.
    O lado positivo: sem a falta de oportunidades para aprender a nadar na escola no Brasil, a gente não teria prazer de conhecer a linda história da Linda. Vou ler cada uma das histórias suas com muito prazer. É vou comprar o livro com todas as historias da sua coluna.
    Obrigado tambem a Alex, por abrir esse espaço para dar voz a essa figura Linda.

  4. Regina Conduru

    18/01/2019 em 12:37

    Muito show!!!!
    Adorei a parte dos lambaris vivos 🤣🤣🤣🤣🤣

  5. Leila

    18/01/2019 em 12:40

    Belíssimo texto! Parabéns Linda! Gosto dos Joaquins.. rss

  6. Bel

    18/01/2019 em 13:04

    Amo os textos da Lindinhaaaa e vê-la com sua coluna é radiante!!! São inspiradores e com olhar peculiar que só a Linda tem! É impressionante como ela consegue ver os meandros, os detalhes, as entrelinhas que jamais são vistas. Espero que seja o primeiro de muitos, estarei aqui semanalmente!!!

  7. Adriana Miqueloni

    19/01/2019 em 05:38

    Adorei o texto!!! Parabéns!!!

  8. Audrey

    19/01/2019 em 09:12

    Amei! Muito orgulhosa de conocer você Linda, parabéns pela coluna e para tudo o resto que você alcançou.

  9. Ronald Rosa

    19/01/2019 em 10:28

    Que baita presente este da Blink! Amo as reflexões expostas por bela Linda. Privilégio de poucos agora acessível num clique para mais. Um viva à graça da mulher corajosa.

  10. Jaqueline Sant’ Anna de Faria Santos

    20/01/2019 em 18:02

    Linda…
    Amei 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  11. Pammela

    24/01/2019 em 15:06

    Texto lindo vindo de gente Linda! Dá vontade de fazer pipoca pra deliciar! Baita aquisição Blink! Parabéns!!! Para ambas! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Campo de alma Grande

COLUNISTAS

Um pé de cor ou a Flor do Jasmim

COLUNISTAS

Varal de poesias

COLUNISTAS

Quer me tirar para dançar?

COLUNISTAS

WhatsApp chat