Acidentalmente o mundo pode mudar, sem comprometer a bateria do seu celular

Acidentalmente é uma palavra que cientistas e pesquisadores do mundo inteiro conhecem bem. Foi um acidente que criou dinamite, penicilina, máquinas de raios X e micro-ondas.

Baterias de íon de lítio é uma tecnologia limpa usada em muitas aéreas importantes que você talvez nem imagine. Carros elétricos, instalações de backup de rede de energia e satélites de comunicação. A bateria do seu celular usa a mesma tecnologia. O grande problema é que o íon de lítio, usado na bateria do seu celular, tem desvantagens graves.

A extração de cobalto, principal matéria prima, libera produtos químicos tóxicos, devasta o ambiente, usa trabalho infantil nas minas e possui condições de trabalho mortais. Mesmo sabendo desses problemas, nós exigimos que nossa bateria carregue mais rápido e dure mais.

Acidentalmente, pesquisadores encontraram o lítio-enxofre, e esses graves problemas com as baterias de íon de lítio podem ser parte do passado. O lítio-enxofre é ecologicamente menos nocivo, barato de produzir e até três vezes mais denso em energia (ou seja, uma bateria mais leve), isso vai fazer com que seu amado celular carregue mais rápido. O único era a durabilidade de 2 anos.

Mas a ciência descobriu “sem querer” uma fase química de enxofre que basicamente impede a degradação da bateria! Isso é tão revolucionário que eles checaram 100 vezes para garantir que não estavam interpretando errado os dados. A humanidade agora tem uma possibilidade de construir uma sociedade mais limpa e neutra em carbono, claro que a bateria do seu celular será ainda mais durável e carregará mais rapidamente, se os pesquisadores tirarem a descoberta do laboratório e entregar a humanidade.

Sabia mais lendo o artigo original aqui: https://www.freethink.com/environment/lithium-sulfur-battery