Conecte com a gente

VIVA VOZ

Amor próprio ou narcisismo? Saiba a diferença e seja uma pessoa melhor

Acredito que todos aqui estejam familiarizados com o mito de Narciso, aquele rapaz que se achava tão, mas tão lindo, que ficava se curtindo no reflexo de um lago até o ponto em que definhou de tanto se admirar. Era, de fato, apaixonado por sua imagem. Para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido às solicitações daqueles que se apaixonaram pela sua beleza.  Mas qual seria a diferença entre amor próprio e narcisismo?

O Amor próprio é o amor que as pessoas têm por si mesmas. Muitas vezes as pessoas, por causa de fraquezas antigas, de crises mais recentes, não conseguem defender seus interesses para satisfazer suas necessidades.

Para ter amor próprio, não significa que a pessoa devam ter sempre seus desejos satisfeitos, ser egoísta ou  pisar nos outros. O amor próprio faz com que as pessoas ajam positivamente, procurem evitar pensar no passado, quando há tristezas ou mágoas, que procurem sempre lembrar que foi mais uma experiência para poder evoluir, procurando tirar proveito daqueles acontecimentos.

Quem se ama de verdade, procura possuir controle emocional, procura compreender as pessoas e sempre se conhecer melhor, estar sempre, ou a maior parte do tempo, de bem com a vida, com paz interior e esquecer a opinião alheia, não guarda raiva, rancor, está sempre disposto a perdoar e ter coragem, amor, discernimento, visão aberta, confiança e segurança para recomeçar.

Já o narcisismo, define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. A pessoa possui auto-adoração acima de tudo, causando uma série de problemas sociais, emocionais, profissionais e de relacionamentos. De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o narcisismo é uma característica normal em todos os seres humanos. Está relacionado com o desenvolvimento da libido (com o desejo sexual, eros).

Muitas vezes a palavra “Narcisismo” é utilizada no senso comum de maneira pejorativa, para designar um excesso de apreço por si mesmo. Para a psicanálise, trata se de um aspecto fundamental para a constituição do sujeito. Um tanto de amor por si é necessário para confirmar e sustentar a autoestima, mas o exagero é sinal de fixação numa identificação vivida na infância.

A ilusão infantil de que o mundo gira ao nosso redor é decisiva nessa fase, mas para o desenvolvimento saudável é necessário que se dissipe, conforme deparamos com frustrações e descobrimos que não ser o centro do universo tem suas vantagens. Afinal, ser “tudo” para alguém (como acreditamos, ainda bem pequenos, ser para nossa mãe) é um fardo pesado demais para qualquer pessoa. Alguns, no entanto, se iludem com o fascínio do papel e passam sua vida almejando o modelo inatingível de perfeição.

Confira alguns sinais de que você pode ser narcisista:

Você gosta de liderar os outros e dizer o que tem de ser feito?
Narcisistas adoram ocupar cargos de liderança pois, uma vez no comando, eles têm a oportunidade de dominar os outros e satisfazer a necessidade constante de reafirmação.
Você odeia ter de lidar com as emoções?
O “fato de você conseguir expressar um sentimento na presença de outra pessoa sugere que você tem a capacidade de se comover emocionalmente com amigos, parentes, e até mesmo com a tragédia ou fracasso ocasional”, disse o psicólogo da Harvard Medical School, Craig Malkin. Ao ser arrebatado por uma emoção, você tem seu “senso de autonomia é desafiado”, acrescenta ele. “Admitir um sentimento de qualquer natureza sugere que podemos ser afetados por alguém ou algo fora de nosso controle”. Consequentemente, narcisistas tendem a mudar o tópico da conversa quando os sentimentos aparecem — especialmente quando o foco é a maneira como eles mesmos se sentem.
Você é macho e tem a vida toda pela frente?
Após 34.653 entrevistas cara a cara, o psicólogo Frederick Stinson descobriu que os homens tendem a ser mais narcisistas que as mulheres durante suas vidas. Acredita-se que o narcisismo atinja seu pico na adolescência, tendendo a cair com a idade.
Você é visto pelos outros como um sujeito atraente, e que se veste acima da média? 
Geralmente, narcisistas são considerados mais estilosos e fisicamente atraentes, de acordo com um estudo conduzido por Simine Vazire, uma psicóloga da Universidade de Washington.
Ao invés de ouvir, você apenas espera a vez de falar?
Anita Vangelisti, uma psicóloga da Universidade do Texas, em Austin, revelou que os narcisistas tipicamente preferem manter a conversa centrada em si mesmos, “fazendo movimentos exagerados com as mãos, falando alto e mostrando desinteresse ao falar por cima dos outros”.
Você trai nos seus relacionamentos?  
Estudiosos da Universidade da Georgia notaram através de um experimento que os narcisistas são mais propensos a trair quando percebem que seus parceiros estão comprometidos. Além disso, eles também têm mais pressa em convencer os outros a participar de “atos sexuais promíscuos que eles mesmos não costumam praticar”.
As mulheres te dão um pé na bunda quatro meses depois? 
Através de seu trabalho científico, Campbell descobriu que a marca dos quatro meses — o pico de satisfação aparente em qualquer relacionamento amoroso — geralmente é o tempo que alguém que namora um narcisista leva “pra ver a máscara cair”.
Você escolhe seus amigos pra parecer descolado? 
Homens e mulheres narcisistas têm maneiras diferentes de escolherem amigos. Enquanto elas escolhem amigos que pertencem a um alto status social, pra ter a sensação de merecimento, eles procuram um parceiro no crime pra caçar garotas.
O que você pensa a respeito do narcisismo, já conviveu com pessoas assim?
Fontes: linkedin.com e areah.com.br

 

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ: