Conecte com a gente

VIVA VOZ

A arte do deboísmo: é possível manter uma amizade com ex-namorados?

Todos sabemos que términos de namoro podem ser realmente conturbados: os envolvidos se deprimem, choram, sofrem e chegam inclusive a acreditar que não haverá outro amor após aquele já falido. É muito comum também que não reste nada do prévio relacionamento além de mágoa, rancor e consequentemente, o afastamento eterno. Noutro pólo, existem também pessoas que superaram essa barra e mantiveram-se amigos, apesar do rompimento. Será que é possível ser amigo de ex-namorado (a)?

Sim, é possível que duas pessoas se amem num dia e noutro possam ser amigas. Só não é possível que isso aconteça literalmente de um dia para o outro. Não seria humano. Não faria sentido. É por isso que querer impor uma amizade logo depois do fim de uma relação amorosa gera quase sempre danos a uma das partes.

Há quem se divorcie emocionalmente do parceiro no decurso da relação. A pessoa vai-se distanciando e, quando dá por si, já não olha para o companheiro de um ponto de vista romântico. A pessoa gosta, claro que gosta. Reconhece que o outro não lhe é indiferente. Mas já não ama.

É também interessante que você considere alguns pontos:

Certifique-se de que realmente está interessado em um relacionamento platônico. Se você quer começar uma amizade com sua ex na esperança de consegui-la de volta, então você definitivamente não está pronto para fazer esta amizade. Tire algum tempo para considerar seriamente se você está pronto ou não para deixar tudo platônico. Se houver incerteza quanto aos seus sentimentos, considere esta questão: Como você se sentiria se descobrisse que sua ex está saindo com outra pessoa? Se, ao imaginar isto, seu rosto fica vermelho de raiva, você provavelmente não está pronto para começar esta amizade.

Determine se vocês passaram tempo o suficiente separados. Se a separação for muito atual, então você deve esperar algumas semanas ou até meses sem conversar ou sair com sua ex regularmente. Este período será a chave para conseguir separar o relacionamento da amizade, e dá a ambos tempo o suficiente para se recuperarem da separação.

Deixe sua ex sabendo que você quer uma amizade. Uma vez que tempo o suficiente tenha passado, contate sua ex e conte para ela que você gostaria de manter uma amizade. Mande uma mensagem ou e-mail amigável, ou telefone.

Seja paciente. Se sua ex não está pronta para ter uma amizade, provavelmente ainda há mágoa pelo final do relacionamento. Não fique triste neste caso. Dê a sua ex o tempo que ele ou ela precisar para arrumar todos os sentimentos que foram ocasionados pelo término.

Pense assim, o relacionamento de vocês pode não ter dado certo, mas aquele ser humano com quem você compartilhou algum tempo lado a lado pode ser uma pessoa fantástica e simplesmente seria um dano irreparável se vocês não se mantivessem ao menos amigos. Tudo tem o seu tempo. Para que a ruptura dê lugar à tranquilidade necessária à manutenção de uma amizade é preciso tempo. Tempo para estar triste. Tempo para lamber as feridas. Tempo para curar o desamor.

Pra você, é possível haver amizade real e sem interesses entre ex-namorados ou isso é impossível? Conte sua história.

fontes: pt.wikihow.com e apsicologa.com

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Posts recentes

Publicidade Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat