Conecte com a gente

VIVA VOZ

Arte ou crime? A polêmica do homem nu no museu

Mais uma polêmica no Viva Voz. Em São Paulo, no Museu de Arte Moderna, uma cena chamou a atenção e um vídeo viralizou: A interação de uma criança em uma performance protagonizada por um homem nu. Fotos e vídeos registrados no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) mostram uma menina, que aparenta ter em torno de cinco anos, tocando os pés de um artista nu que estava imóvel e deitado sobre o chão.

Em nota divulgada no Facebook, o MAM ressalta que a criança estava acompanhada da mãe e que a sala onde ocorria a performance estava “devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística”. O museu também garante que o trabalho, entitulado “La Bête”, não tem qualquer conteúdo erótico.

A apresentação ocorreu na abertura da “Mostra Panorama da Arte Brasileira“, realizada na última terça-feira. Trata-se de uma leitura interpretativa da obra “Bicho”, de Lygia Clark, segundo o MAM. O coreógrafo Wagner Schwartz se posiciona nu sobre um tatame, manipulando um origami de papel, de forma a sugerir a interação. Em fotos de divulgação, participantes o abraçam, o mudam de posição e grande parte o filma.

Já as imagens da interação da menina com a apresentação foram divulgadas por fontes desconhecidas na internet. A criança parece mostrar curiosidade enquanto engatinha pelo tatame, vendo uma mulher adulta tocar os pés do artista. A mulher a incentiva a participar, a menina ri, toca rapidamente os dedos dos pés dele, e volta à plateia diante de sorrisos do público.

As críticas, que se multiplicaram em publicações durante a madrugada, acusam o museu de “incentivo à pedofilia”. O MAM não mostra qualquer intenção de cancelar a mostra ou a performance. “As referências à inadequação da situação são fora de contexto“, diz a nota do museu

Você acha que a exposição extrapolou os limites da nudez e do bom senso público? 

Fonte: Jornal O Dia

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

1 Comentário

1 Comentário

  1. MISAEL

    20/10/2017 em 06:59

    SE EU ANDAR NU NA RUA E O QUE? RESPOSTA: ATENTADO AO PUDOR NÃO É? E UM HOMEM QUE SE DIZ ARTISTA E FICA NU ONDE TEM CONVIDADOS ADULTOS , ADOLESCENTES E CRIANÇAS O QUE É? ARTE AO MEU PONTO DE VISTA E GANHAR O SLARIO MINIMO DO BRASIL E SOBREVIVER NESTE PAIS DE DITADORES CORRUPTOS, IGNORANTES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

12 MAR: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

#BlinkArt: o novo projeto que leva arte para a Blink 102! Assista a entrevista com Rafael Mareco, primeiro artista convidado:

VIVA+

Praça Ary Coelho recebe neste sábado feira do artesanato

BLINK NEWS

Confira os eventos gratuitos para este final de semana em Campo Grande

BLINK NEWS

WhatsApp chat