Conecte com a gente

BLINK NEWS

AS 6 PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA | 10 DE DEZEMBRO

1- Direitos Humanos

Hoje, 10 de dezembro, é dia mundial dos direitos humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que define direitos humanos básicos, foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Com base nesta declaração, países firmaram pactos contra discriminação social; contra a discriminação contra a mulher; a favor do direito das crianças; contra tortura ou penas cruéis, desumanas e degradantes; entre outros.

2- Segunda etapa da fase de transição do novo governo

Bolsonaro anuncia 22º e último ministro do novo governo: Ricardo Salles ficará responsável pelo comando da pasta do meio ambiente. Ele é advogado e se candidatou à deputado federal, este ano, pelo Partido Novo. Salles foi ex-secretário do governo de Geraldo Alckmin em São Paulo e chegou a ser alvo de ação de improbidade administrativa por suspeita de esconder alterações em mapas de zoneamento ambiental do Rio Tietê. O novo ministro do meio ambiente é um dos criadores do movimento Endireita Brasil.

Hoje (10), Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão, serão diplomados. Isso encerra a eleição em contexto administrativo, mas não necessariamente em contexto jurídico. A partir daí, Bolsonaro inicia a segunda etapa da transição e passa a montar equipes de segundo e terceiro escalões, o que pode, inclusive, interferir na composição da base do congresso.

3- IR: caiu na malha fina?

Receita Federal libera consulta ao último lote de restituição do imposto de renda 2018. O lote também inlcui restituições residuais de 2008 a 2017. Consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal. Quem declarou o imposto e não estiver neste lote, automaticamente caiu na malha fina. Para saber se você é um contribuinte que caiu na malha fina, basta acessar o extrato do imposto de renda no ECAC, o centro virtual de atendimento, também no site da receita.

4- Conflitos socioambientais no Brasil

Agência Livre.jor e UOL realizam levantamento baseado em dados da Agência Nacional de Mineração e apontam que existem mais de 4.500 pontos do território brasileiro onde podem estar acontecendo choques ambientaisconflitos humanitários sem que ninguém, além dos atingidos e envolvidos, saiba. Segundo o levantamento, nestes locais, indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais e áreas verdes protegidas são vizinhos de atividas legalizadas de mineração. Os dados apontam a existência de mais de 30.500 empreendimentos extrativistas legalizados no Brasil. A maioria dos possíveis conflitos socioambientais está concentrada na região nordeste.

5- Outro prefeito preso

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói (RJ) é preso pela Operação Alameda, por envolvimento em esquema que envolvia pagamento de propina por empresários ao setor de transportes e também a agentes públicos da cidade. De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro, o esquema desviou quase 11 milhões de reais dos cofres públicos para pagamentos ilegais. Além do prefeito, também foram presos o ex-secretário municipal de obras; o presidente do consórcio TransOceânico e sócio da Viação Pendotiba e o presidente do consórcio Transnit e sócio da Auto Lotação Ingá. A operação é desdobramento da Lava Jato em âmbito estadual.

6- Previsão do tempo

Segunda-feira (10) sem previsão de chuvas e com muito sol. Temperatura máxima 34ºC. A semana deverá ser de sol e calor, com chuva prevista apenas para sábado.

weather.com

Escrito por

Jornalista e especialista em marketing digital, agora mergulho no universo radiofônico. Produtora do #CaféComBlink. No ar de 2ª a 6ª, a partir das 7h, na Blink 102. Amo colecionar histórias... Me conta a sua?!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

30 ABR: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

29 ABR: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

07 MAR: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Hora de declarar! saiba mais sobre o Imposto de Renda

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat