Baleias jubarte voltam ao litoral paulista

Nos últimos anos, baleias jubarte tem aparecido em números cada vez maiores no litoral norte do estado de São Paulo. Agora, registros de filhotes recém-nascidos sugerem que as jubartes estão reocupando espaços perdidos, um alento a todo ecossistema marinho.

Em 2021, no canal entre Ilhabela e São Sebastião, o projeto Baleia à Vista, que documenta e registra informações e imagens sobre os cetáceos, calculou 130 avistagens, mais do que o dobro de 2020.

Desde 1986, quando a caça foi proibida no Brasil, a população de baleias, em especial de jubartes, aumenta. Em 2009, eram cerca de 3 mil jubartes no Brasil. Hoje, estima-se entre 20 e 25 mil indivíduos, segundo levantamento do projeto Baleia Jubarte. Esse aumento tem levado as jubartes a reocuparem outras áreas para desenvolver suas atividades para além da região dos Abrolhos, tradicional ponto de reprodução das baleias no litoral sul da Bahia.

Em artigo publicado na revista Latin America Journal of Aquatic Mammals em abril, a bióloga Mia Morete – do VIVA Instituto Verde Azul, que mantém um ponto para observação científica de baleias em Ilhabela – e uma equipe de pesquisadores sugerem que as jubartes não estão apenas de passagem na região de Ilhabela, mas poderiam estar usando o sul do canal de São Sebastião como área reprodutiva.

Os dados são do site National Geographic Brasil.

Quer falar com a BLINK?