Conecte com a gente

BLINK NEWS

Barragem em Mariana tem novo vazamento

No fim da tarde desta quarta-feira (27) a Defesa Civil de Minas Gerais e a PM (Polícia Militar) enviaram equipes para Mariana (MG) para verificar as condições da barragem de Fundão, em Mariana (MG) que rompeu em novembro do ano passado, matando 17 pessoas e deixando duas outras desaparecidas, e apresentou um novo vazamento no início da tarde desta quarta-feira (27).

De acordo com a Defesa Civil:
em torno das 12h houve uma movimentação de massa no material que sobrou na barragem (de Fundão). Porém, a movimentação não ultrapassou o limite da empresa.
De acordo com a Samarco, o alerta amarelo é acionado quando “são detectados pequenos desvios na estrutura”. Os empregados da mineradora que trabalham no local tiveram de ser retirados imediatamente. Não foi informado o número de pessoas que tiveram de deixar a área.
Conforme com o governo de Minas Gerais, foram também enviadas para Mariana equipe do Núcleo de Emergências Ambientais, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.
“A equipe se deslocou para o local para averiguar a situação, apurar as consequências para o meio ambiente e tomar as providências cabíveis”, informou o governo mineiro.
A Defesa Civil de Marina foi avisada no final da manhã desta quinta-feira (27) pela mineradora Samarco, que adotou o alerta de “emergência”. Quando do rompimento da barragem, em 5 de novembro, a empresa havia avisado apenas por telefone os moradores.

De acordo com a Defesa Civil, não há vítimas. Entretanto, seguindo a legislação, os empregados da empresa que trabalham em Fundão, tiveram de deixar o local. Ainda de acordo com a Defesa Civil, houve um “deslocamento de uma massa, material acumulado que vazou”. Esses materiais acumulados são sedimentos do vazamento anterior, quando do rompimento da barragem em 2015.

A situação de emergência é iniciada, explica a Defesa Civil, quando “for constatada, a qualquer momento, anomalia que resulte na pontuação máxima de dez pontos em qualquer coluna do quadro de estado de conservação referente a categoria de risco da barragem de mineração, ou quando há qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura”.

u a mineradora.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

15 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

PODCAST: Vazamentos da Lava Jato

CAFÉ COM BLINK

Vazamento de água no Conjunto União

COMUNIDADE

Vazamento de bueiro

COMUNIDADE

WhatsApp chat