Conecte com a gente

VIVA VOZ

Black Mirror da vida real: quais a implicâncias de um app de avaliação pessoal?

Série de grande sucesso, principalmente por seus questionamentos a respeito do futuro da sociedade diante de cada vez mais tecnologia, Black Mirror está prestes a estrear sua quarta temporada no Netflix, mas parece que tem gente querendo levar pra vida real o que aconteceu na temporada passada. O primeiro episódio da terceira temporada parte de uma premissa: e se todos fossem constantemente avaliados por suas atitudes e comportamentos e escolhas, fazendo com que altas pontuações gerassem recompensas reais, assim como baixos pontos pudessem ocasionar praticamente uma rejeição total à pessoa, fazendo com que ela fosse tida como uma pária, uma ameaça à sociedade, quais as implicações para todos?

E se isso acontecesse de verdade?

Não sabemos se neste caso a vida imitou a arte ou a arte imitou a vida, mas a verdade é que a China recentemente anunciou um projeto inusitado e macabro.

Anunciado ainda em 2014, o SCR (sigla em inglês para Pontuação de Crédito Social) começou a ser testado neste ano.

Basicamente é tudo que vimos no episódio da série, só que pior: nesse caso, as ações dos cidadãos serão avaliadas pelo governo do país!

Com o sistema implantado, cada um dos 1,3 bilhões de chineses será constantemente avaliado por todo passo que tomar. A pontuação final será pública e usada para medir seu grau de confiabilidade.

Com base nessa nota será determinado se você é bom para uma vaga de trabalho, se serve para determinada escola, se pode pegar ou não um empréstimo no banco.

Pontuações ruins, como se é lógico pensar, vai atrapalhar bastante a vida do cidadão.

Fontes do governo afirmam que o SCR “vai permitir às pessoas confiáveis a vagar pelo céu, enquanto os desacreditados vão ter dificuldade para dar um único passo”.

Pretende-se que o sistema comece a funcionar em 2020.

Na sua opinião, como seria a vida em sociedade se todos estivéssemos sob a mira de avaliações o tempo inteiro?

fonte: acrediteounao.com

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ: