Pesquisar
Close this search box.

Baixe o App

Blink Pet’s ensina: Como ter gatos e cachorros na mesma casa?

Toda vez que alguém pensa em ter um convivendo com o outro, sempre vem uma questão à cabeça: como acostumar gato e cachorro juntos? A verdade é que eles podem sim conviver pacificamente no mesmo ambiente, mas é claro que alguns cuidados devem ser tomados para que esta relação não seja fadada ao fracasso.

Se você está a fim de adotar e criar no mesmo ambiente gato e cachorro, o ideal é que sejam filhotes. Porque o convívio desde pequenos evita que se estranhem. A água, casinhas e caminhas para dormir, o colo do tutor e possivelmente os brinquedos acabam sendo compartilhados, ainda que cada um tenha seus próprios objetos. Coloque os dois filhotes no mesmo ambiente e trate-os da mesma forma. Eles certamente aprenderão a não se estranhar.

Mas, se ambos forem adultos que cresceram em ambientes separados, a saída é ter paciência e agir de maneira metódica. Se o cachorro ameaçar atacar o gato assim que o vir, coloque-o na coleira e dê algo a ele que possa entretê-lo. Isso ajuda a desviar a atenção do gato. Depois disso, solte o gato e deixe-o andar numa distância segura com relação à do cão. Se a agressividade canina persistir, dê umas puxadas na coleira, a fim de sinalizar ao animal que ele não deve latir ou atacar o gato;

Ao observar que o cachorro obedece às puxadas de coleira, dê uma recompensa a ele. Veja, gradativamente, como a aproximação do gato vai se delineando a partir da tomada de percepção do cão. A intenção aqui é fazer com que a presença de um não interfira no estado de humor do outro. Vá soltando a coleira aos poucos e deixando que o gato e cachorro se cheirem. Esse momento do processo é essencial para o primeiro sinal de convívio.

As dicas são da médica veterinária Thais Matos, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, tem experiência com clínica de pequenos animais e atualmente trabalha na área de Confiança e Segurança na DogHero

Os dados são do site Dog Hero: https://love.doghero.com.br/dicas/gato-e-cachorro/.