Cientistas americanos da Universidade de Washington estão desenvolvendo uma pastilha com sabor de hortelã que promete deixar os dentes mais branquinhos e reconstruir o esmalte perdido.
A pastilha contém substancias geneticamente modificadas que junto com o fósforo e cálcio formam o esmalte do dente.
Os testes clínicos vão comparar a eficácia dessa nova pastilha com os métodos de clareamento que existem hoje no mercado. Para o pesquisador chefe Mehmet Sarikaya, os tratamentos atuais possuem peróxido de hidrogênio, que pode enfraquecer o esmalte após o uso prolongado. Com a nova pastilha o risco seria inexistente.
A ideia é que o produto seja lançado ainda este ano.
Além da pastilha clareadora, a equipe de cientistas também está desenvolvendo produtos relacionados para uso nos consultórios odontológicos, inclusive um gel para tratar dentes sensíveis. Os produtos que estão no mercado hoje e prometem isso, fazem uma cobertura no dente com uma camada que mascara a sensibilidade das terminações nervosas inclusas dentro do dente e que podem ficar expostas com o enfraquecimento do esmalte.
De qualquer forma, o mais importante é manter sua saúde bucal, fazendo os procedimentos de limpeza adequados com fio dental e escovação e indo ao dentista regularmente para limpeza do que a escovação não consegue tirar.