Já contamos aqui que existem soluções sendo pensadas para criar tijolos a partir de plásticos jogados na rua, de ervas daninhas e lagostins, e de roupas velhas, agora vamos falar de criar telhas a partir de plásticos não recicláveis.
A iniciativa é do jovem indiano chamado Rahul Charudhary. Ele desenvolveu um método para reciclar plásticos multicamadas como filme plástico de doces, tubo de pasta de dente e outros materiais, e transformá-los em materiais de construção.
Ele está aprimorando a tecnologia desde 2014 e transforma resíduos não recicláveis em painéis de construção, substituindo chapas metálicas, tipos de cimento e compensados e telhas de amianto.
O seu projeto chamado de Painéis de Ricron propõe a preparação de plásticos coletados que são lavados e triturados em flocos e são separados para misturas diferentes para cada tipo de durabilidade que é esperada.
O método dos Painéis de Ricron tem alcançado significativo reconhecimento na Índia como uma alternativa ecológica e versátil que já tem sido utilizada nos setores da construção civil, industrial e moveleiro, devido às suas características anticorrosivas, ignífugas, impermeáveis e impermeáveis e evitam o acúmulo de cupins.
Uma excelente alternativa ecológica para lidar com esses materiais e também para preservar a natureza.