Conecte com a gente

BLINK NEWS

Brasil é campeão em desigualdade salarial entre homens e mulheres

Foi divulgado nesta terça-feira (24) um relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Humano, com dados de 46 países e vejam só: No Brasil, o salário médio da mulher com educação superior representa 62% do salário de um homem com a mesma escolaridade. No ranking o Brasil empata com o Chile, no primeiro lugar de [...]

Foi divulgado nesta terça-feira (24) um relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Humano, com dados de 46 países e vejam só:

No Brasil, o salário médio da mulher com educação superior representa 62% do salário de um homem com a mesma escolaridade.

No ranking o Brasil empata com o Chile, no primeiro lugar de maior diferença de renda entre gêneros no mercado de trabalho.

Por aqui, 72% de homens que concluíram o ensino superior ganham mais de duas vezes a média de renda nacional. Entre as mulheres, essa taxa diminui para 52%.

 

O presidente do órgão, José Francisco Soares, salientou que, no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), as mulheres são maioria: 60% de todos os inscritos. “Nosso papel ao produzir esses indicadores é ajudar a não colocá-los debaixo do tapete”, disse.

Outro destaque  do documento é o fato de o Brasil ser o terceiro, entre os analisados, a aumentar os investimentos públicos em educação: de cada R$ 100, R$ 17,20 foram destinados ao setor. Apenas México e Nova Zelândia apresentam proporção maior: pouco mais de 18%.

No quesito número de alunos por professor, o Brasil tem 21 alunos por sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental – está abaixo da média da OCDE, que registra, em média, 15 alunos por turma.

O Brasil também é o lidera no ranking sobre a taxa de jovens brasileiros, entre 20 e 24 anos, que não estavam estudando em 2013: 76%. Ao mesmo tempo, nesta mesma faixa etária, o índice de emprego era de 52% – também a mais alta entre todos os países-membros e parceiros da OCDE.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

08 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

05 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

03 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

03 JUN: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

WhatsApp chat