Conecte com a gente

BLINK NEWS

Caravana da Saúde chega a Campo Grande estimando 72,8 mil procedimentos médicos

Depois de percorrer dez microrregiões de saúde de Mato Grosso do Sul e atender milhares de pessoas com consultas, exames e cirurgias, a Caravana da Saúde do Governo do Estado chega a Campo Grande no próximo dia 14 de maio com estimativa de realizar 72,8 mil procedimentos médicos. Nesta última etapa do programa terão acesso [...]

Depois de percorrer dez microrregiões de saúde de Mato Grosso do Sul e atender milhares de pessoas com consultas, exames e cirurgias, a Caravana da Saúde do Governo do Estado chega a Campo Grande no próximo dia 14 de maio com estimativa de realizar 72,8 mil procedimentos médicos.

Nesta última etapa do programa terão acesso ao conjunto de serviços de saúde, educação, cidadania e lazer os moradores de 17 cidades: Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, Rochedo, Corguinho, Maracaju, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Paraíso das Águas, Figueirão, Costa Rica e Chapadão do Sul.

Os atendimentos ficarão concentrados no complexo que será montado no Centro de Convenções Albano Franco, na Avenida Mato Grosso, 5.017, Carandá Bosque. Lá, profissionais de saúde farão atendimentos aos pacientes previamente agendados pelas secretarias municipais de saúde das 17 cidades.

A Caravana começa atender pacientes a partir do dia 10 de maio, fazendo consultas oftalmológicas. A partir do dia 14 começam as cirurgias oftalmológicas, realizadas no Centro de Exposições Albano Franco. Nessa data também iniciam os exames e as cirurgias gerais, que serão realizados em instituições e hospitais credenciados.

Dias de Mobilização

Devido à grande demanda de atendimento da microrregião de saúde de Campo Grande, os dias de mobilização geral (Dias D) serão realizados nos três últimos fins de semana do mês: 14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29 de maio. Exclusivamente nessas datas, pacientes terão acesso aos exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassonografia e cirurgia de varizes, todos realizados pela Cies Global, parceira da Caravana.

Também nos dias de mobilização geral acontecem as consultas em especialidades: Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria. Nos dias de mobilização também acontecem os atendimentos dos parceiros, nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.

Estimativa de atendimento

Conforme estimado pelo coordenador da Caravana, o médico Marcelo Henrique de Mello, dos 72,8 mil procedimentos médicos, 35 mil serão de consultas

oftalmológicas e 12 mil de cirurgias da mesma especialidade, que é considerada uma das principais demandas do povo sul-mato-grossense.

O restante previsto é de consultas em Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria (10,8 mil procedimentos); cirurgias eletivas em hospitais da rede credenciada (quatro mil procedimentos) e exames de ressonância, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletroencefalografia, eletrocardiograma, ultrassonografia com Doppler, endoscopia e eletroneuromiografia (11 mil procedimentos).

Todos os serviços que compõem os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Também fazem parte do cronograma de atendimentos consultas odontológicas e de saúde do homem e da mulher, além de exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), glicemia, papanicolau, HIV, pressão arterial, tipagem sanguínea, PSA, hepatite B e C, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e raio-x.

Apesar de a maioria dos atendimentos serem feitos mediante agendamento prévio, alguns procedimentos como exames de pressão arterial, IMC e HIV, entre outros, são feitos por demanda espontânea.

A Caravana

Criado no início de 2015 pelo Governo do Estado, o programa Caravana da Saúde tem como meta levar à população sul-mato-grossense atendimento médico com rapidez e qualidade, eliminando filas de espera por exames, consultas e cirurgias e estruturando hospitais. A Caravana é considerada o maior programa de saúde regional, com investimentos que ultrapassam a marca dos R$ 75 milhões.


Assessoria Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

 

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Todo dia um dia novo, ou nem sempre?

VIVA+

29 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

23 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

11 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat