Conecte com a gente

BLINK NEWS

Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande realizou mais de 84 mil atendimentos entre fevereiro de 2015 e junho de 2016

Primeira a ser inaugurada no Brasil, a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, registrou em seu relatório de fluxo de atendimentos a marca de 84.050 atendimentos realizados a 16.466 mulheres no período de 3 fevereiro de 2015 a 30 de junho de 2016. Neste intervalo, o balanço demonstrou o total [...]

Primeira a ser inaugurada no Brasil, a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, registrou em seu relatório de fluxo de atendimentos a marca de 84.050 atendimentos realizados a 16.466 mulheres no período de 3 fevereiro de 2015 a 30 de junho de 2016. Neste intervalo, o balanço demonstrou o total de 1.318 prisões decretadas, a expedição de 3.368 medidas protetivas e a lavratura de 11.180 boletins de ocorrência.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Leyde Pedroso, “os dados nos mostram a importância de continuarmos um trabalho focado nas políticas específicas de enfrentamento à violência contra a mulher. Na Casa da Mulher Brasileira, o atendimento humanizado é uma prioridade da administração do prefeito Alcides Bernal”.

O setor psicossocial da Casa, princípio básico do atendimento humanizado por realizar a escuta qualificada da mulher que busca romper o ciclo de violência, contabilizou 14.174 atendimentos neste mesmo período. O alojamento de passagem, essencial àquelas mulheres que necessitam de abrigo provisório por estarem sob ameaça de morte, recebeu 627 mulheres. Já a brinquedoteca, que oferece monitoria e alimentação para a permanência dos filhos de 0 a 12 anos enquanto a mulher realiza o atendimento, acolheu em suas instalações o total de 2.599 crianças.

A Guarda Municipal, que está à frente do projeto Patrulha Maria da Penha – um serviço de visita e apoio a mulheres sob medidas protetivas –, foi responsável por 5.907 atendimentos entre visitas a domicílio, acompanhamento por telefone e ocorrências. No setor de transportes, disponível 24 horas para acesso à rede de atendimento externa, houve 473 deslocamentos de mulheres. E a área de autonomia econômica, responsável pelo encaminhamento ao mercado de trabalho por meio da FUNSAT, realizou 414 atendimentos neste período de fevereiro de 2015 a junho de 2016.

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço público pioneiro que funciona 24 horas todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, e visa à proteção integral, ao empoderamento e à autonomia das mulheres. Conjunto articulado de ações entre União, Estado, Distrito Federal e Município, concentra uma série de serviços especializados para o atendimento integral e humanizado às mulheres em situação de violência.

Oferece os serviços de Acolhimento e Triagem; Atendimento Psicossocial; Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); 3.ª Vara de Violência Doméstica; Ministério Público; Defensoria Pública; Tribunal de Justiça; Autonomia Econômica (FUNSAT); Guarda Municipal; Central de transportes; Alojamento de Passagem; e Brinquedoteca.

A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMMU), realiza a gestão administrativa da Casa da Mulher Brasileira. É responsável pela administração, atendimento psicossocial, brinquedoteca e alojamento de passagem.


Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMMU)
Assessoria de Comunicação

 

 

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Ele aqueceu o inverno do próximo

CAFÉ COM BLINK

08 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

26 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

27 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Posts recentes

Publicidade Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat