Conecte com a gente

BLINK NEWS

Catadores prometem novos bloqueios após acordo

Mesmo com a definição de que a CG Solurb vai dobrar o número de bairros atendidos pela coleta de lixo reciclável, passando de 9 para 18 regiões atendidas, catadores não saíram da reunião no MPT (Ministério Público do Trabalho) satisfeitos. “Ficamos a ver navios, a solução agora é continuar fechando as BRs”, afirmou João Alves, [...]

Mesmo com a definição de que a CG Solurb vai dobrar o número de bairros atendidos pela coleta de lixo reciclável, passando de 9 para 18 regiões atendidas, catadores não saíram da reunião no MPT (Ministério Público do Trabalho) satisfeitos. “Ficamos a ver navios, a solução agora é continuar fechando as BRs”, afirmou João Alves, um dos líderes do grupo, ao deixar o prédio, referindo-se às recentes manifestações do grupo na BR-262.

Pelo que ficou acertado entre a concessionária responsável pela coleta do lixo e a presidente da Ageret (Agência Municipal de Regulação), Rita Vieira, a Prefeitura vai pagar mais R$ 100 mil pela ampliação da coleta. A Solurb disse que em três semanas coloca os caminhões para percorrerem mais 9 bairros.

Ritva Vieira assinalou, porém, que foi autorizado o pagamento, mas ainda não foi definido o cronograma de pagamento. Por isso, os catadores estão desconfiados com relação ao cumprimento do que foi acordado.

Outra questão levantada pelos trabalhadores, é que mesmo com a coleta sendo feita em mais 9 bairros, a quantidade recolhida não deverá atender a demanda da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTR). Segundo Eliane de Souza, que mora no bairro Dom Antonio, quando os 80 catadores foram para a Usina após a proibição de entrada no lixão, em apenas 3 dias eles fizeram a separação do material que havia sido deixado como “reserva” nos últimos 6 meses.

Comentaram ainda, que a coleta de lixo reciclável é feito por 4 caminhões, e os catadores levam em média 35 minutos para selecionar os produtos trazidos para a Usina. Ao deixarem a reunião, eles afirmaram que, se o problema não for resolvido, voltarão a promover bloqueio de rodovias.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

06 MAR: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Coleta de resíduos: Guarda Municipal mantém equipes em aterro

BLINK NEWS

Brasileiros descobrem como extrair ouro de lixo eletrônico

BLINK NEWS

Solurb pede “reequilíbrio financeiro” de contrato do lixo

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Posts recentes

Publicidade Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat