Conecte com a gente

BLINK NEWS

Catadores prometem novos bloqueios após acordo

Mesmo com a definição de que a CG Solurb vai dobrar o número de bairros atendidos pela coleta de lixo reciclável, passando de 9 para 18 regiões atendidas, catadores não saíram da reunião no MPT (Ministério Público do Trabalho) satisfeitos. “Ficamos a ver navios, a solução agora é continuar fechando as BRs”, afirmou João Alves, [...]

Mesmo com a definição de que a CG Solurb vai dobrar o número de bairros atendidos pela coleta de lixo reciclável, passando de 9 para 18 regiões atendidas, catadores não saíram da reunião no MPT (Ministério Público do Trabalho) satisfeitos. “Ficamos a ver navios, a solução agora é continuar fechando as BRs”, afirmou João Alves, um dos líderes do grupo, ao deixar o prédio, referindo-se às recentes manifestações do grupo na BR-262.

Pelo que ficou acertado entre a concessionária responsável pela coleta do lixo e a presidente da Ageret (Agência Municipal de Regulação), Rita Vieira, a Prefeitura vai pagar mais R$ 100 mil pela ampliação da coleta. A Solurb disse que em três semanas coloca os caminhões para percorrerem mais 9 bairros.

Ritva Vieira assinalou, porém, que foi autorizado o pagamento, mas ainda não foi definido o cronograma de pagamento. Por isso, os catadores estão desconfiados com relação ao cumprimento do que foi acordado.

Outra questão levantada pelos trabalhadores, é que mesmo com a coleta sendo feita em mais 9 bairros, a quantidade recolhida não deverá atender a demanda da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTR). Segundo Eliane de Souza, que mora no bairro Dom Antonio, quando os 80 catadores foram para a Usina após a proibição de entrada no lixão, em apenas 3 dias eles fizeram a separação do material que havia sido deixado como “reserva” nos últimos 6 meses.

Comentaram ainda, que a coleta de lixo reciclável é feito por 4 caminhões, e os catadores levam em média 35 minutos para selecionar os produtos trazidos para a Usina. Ao deixarem a reunião, eles afirmaram que, se o problema não for resolvido, voltarão a promover bloqueio de rodovias.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

06 MAR: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Coleta de resíduos: Guarda Municipal mantém equipes em aterro

BLINK NEWS

Brasileiros descobrem como extrair ouro de lixo eletrônico

BLINK NEWS

Solurb pede “reequilíbrio financeiro” de contrato do lixo

BLINK NEWS

WhatsApp chat