A dengue, uma doença que causa mortes e sobrecarrega no sistema de saúde todos os anos, pode estar sendo erradica. Foi descoberto na Austrália um tratamento que reduziu a dengue em 77% nas áreas afetadas pelo mosquito.
O estudo foi conduzido em Melbourne e os cientistas infectaram mosquitos transmissores da dengue com uma bactéria que os impede de transmitir a doença aos humanos. Os mosquitos infectados com essa bactéria chamada Wolbachia passam aos seus descendentes a mesma bactéria quando se reproduzem e que fez os índices de infeção caírem 77% na região de Yogyakarta, em Java Central na Indonésia onde o estudo foi aplicado.
Conhecida como Wolbachia, a bactéria efetivamente sufoca o vírus dos alimentos. E como os mosquitos infectados se reproduzem com a população selvagem, seus descendentes também têm a bactéria.
A dengue em uma doença de presença constate no MS, mas não é só aqui que ela tem feito estragos na saúde. Os mosquitos transmissores se reproduzem rapidamente e espalham a doença pelo mundo. São 50 milhões de casos no mundo inteiro todos os anos. A dengue causa sangramento, choque e em casos mais graves pode levar a pessoa a óbito.