Conecte com a gente

BLINK NEWS

Cientistas encontram posssibilidades para caminho da cura do autismo

Um recente estudo publicado na semana passada na revista “Nature”, mostra que cientistas podem ter descoberto a chave para a criação dos primeiros medicamentos eficazes no tratamento do autismo, que afeta uma em cada mil crianças em idade escolar. O autismo ainda é um mar de incertezas na ciência, mas a investigação ao gene Shank3, é importante porque “demonstra [...]

Um recente estudo publicado na semana passada na revista “Nature”, mostra que cientistas podem ter descoberto a chave para a criação dos primeiros medicamentos eficazes no tratamento do autismo, que afeta uma em cada mil crianças em idade escolar.

O autismo ainda é um mar de incertezas na ciência, mas a investigação ao gene Shank3, é importante porque “demonstra pela primeira vez que, embora o autismo seja uma perturbação de desenvolvimento, é possível reverter alguns comportamentos típicos do doente na sua fase adulta”.

Patrícia Monteiro, do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra (CNC) – e de uma equipe de pesquisadores do MIT – explica que o gene Shank3 funciona como “um andaime das sinapses, que permitem a comunicação entre neuróticos e que suporta centenas de proteínas necessárias para que esta comunicação entre os pacientes possa ser feita corretamente”.

Quem fica com essa comunicação comprometido, pode ter uma quebra nas interações sociais e  comportamentos repetitivos, que agora será possível reverter.

A pesquisa foi realizada em ratos, mas a ideia é chegar a uma terapia para humanos. Patrícia Monteiro reconhece que haverá um longo caminho a percorrer.

O Reino Unido acaba de aprovar terapias de edição genética em embriões, mas não ainda em adultos, e isso é pioneiro. Esperamos que havendo o alargamento deste debate ético seja possível traduzir estes resultados para humanos

Até lá os cientistas vão investigar outros caminhos para tentar encontrar soluções que não passem pela manipulação genética.

O autismo é normalmente diagnosticado por volta dos três anos e até continua a ser uma doença sem cura.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Todo dia um dia novo, ou nem sempre?

VIVA+

29 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

23 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Vá dormir direito!

VIVA+

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat