Conecte com a gente

BLINK NEWS

Combate ao Aedes aegypti prejudicado por falta de fumacê

Campo Grande está há 21 dias sem fumacê e não há previsão de voltar a receber a aplicação do inseticida. O trabalho foi suspenso no dia 17 de fevereiro, quando acabou o produto usado nas máquinas instaladas em 14 veículos. O coordenador da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), ligada a Sesau (Secretaria Municipal [...]

Campo Grande está há 21 dias sem fumacê e não há previsão de voltar a receber a aplicação do inseticida. O trabalho foi suspenso no dia 17 de fevereiro, quando acabou o produto usado nas máquinas instaladas em 14 veículos.

O coordenador da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), ligada a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Alcides Ferreira, afirmou que a interrupção do fumacê prejudica o combate ao mosquito Aedes aegypti – que transmite dengue, zika e chikungunya. “O fumacê é uma força a mais, pois elimina o mosquito adulto. Mas o combate aos criadouros continua sendo feito”.

No dia 26 de fevereiro, após enviar mil litros de inseticida vencido para Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde emitiu uma nota sobre o Malathion, estendendo o prazo de validade para junho de 2016. O produto foi repassado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que no dia 1° de março afirmou ter ignorado a prorrogação do prazo de validade estabelecido pelo Ministério.

O inseticida estava vencido desde 30 de outubro de 2013, mas o Ministério prorrogou o prazo de validade afirmando ser indicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para Agricultura e Alimentação, “como medida para evitar desperdício de recursos públicos”.

A aplicação poderia ser feita em pelo menos dez bairros de Campo Grande em apenas três dias, mas foi devolvido para a SES. Ainda se confirmação de envio, a previsão era de que um novo lote com 30 mil litros de inseticida fosse encaminhado para Mato Grosso do Sul a partir de hoje (9).

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Lei que prevê pulverização aérea de substâncias químicas contra Aedes é um “retrocesso civilizatório” conforme entidades

BLINK NEWS

Instituto confirma Aedes aegypti como único vetor do vírus zika

BLINK NEWS

Universidade lança minigame que simula combate a mosquito

BLINK NEWS

1,2 bilhão são liberados para pesquisa e combate ao Aedes aegypti

BLINK NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat