Começando bem a semana com boas notícias

Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Um ano de crise e o resultado é…

Não sei se você já parou para pensar nesses dados que vamos te passar agora, mas depois de um ano do anúncio da Covid-19, o mundo já tem 2 vacinas com mais de 90% de eficácia prontas, e outras 10 vacinas na fase final de testagem? Sim houve muitas perdas, sequelas incuráveis, mas em apenas um ano conseguimos um certo avanço na ciência.

Antes do covid, a vacina que foi desenvolvida mais rápido foi a do Sarampo, levando 10 anos para ser aprovada. O vírus causador foi detectado em 1953, e a vacina foi aprovada em 1963. No caso do covid, logo após o primeiro caso na China ser registrado, cientistas começaram a sequenciar e mapear os dados genéticos do vírus e compartilharam os resultados com a comunidade científica mundo a fora.

Se uma vacina contra o Sarampo demorou 10 anos para ser aprovada nos anos 50 e agora em menos de 1 ano, já temos prontas a vacina russa Sputnik, as europeias Pfizer e BioNTech e a americana Moderna, podemos sim dizer que tivemos um enorme avanço médico, científico e tecnológico.

A Coronavac e a vacina de Oxford ainda estão em testes finais, mas logo saberemos a sua eficácia.

“Telhado verde” em Hospital de BH

O Hospital Orizonti foi apontado como um projeto referência que contribui para deixar as cidades mais permeáveis. Existe 6942 metros quadrados de revestimento vegetal no telhado do prédio do hospital.

Por conta dessa cobertura vegetal, o teto do hospital consegue absorver quase 400 mil litros de água da chuva e o excedente vai para um reservatório de 370 metros cúbicos. Essa água que sobra é destinada a irrigação das áreas verdes e limpezas de algumas áreas do hospital.

Vale lembrar que telhados verdes são excelentes na ajuda para a permeabilidade do solo em cidades urbanas e é muito recomendado que prédios da espalhados pela cidade tenham seus telhados verdes, pois assim ajuda o escoamento da água da chuva, dando utilidade para águas excedentes que iriam parar no sistema de drenagem da cidade.

Agora é com você, compartilha essas notícias com seus amigos e mostre que dá pra começar bem a semana.

E aí? O que acha do assunto? Comente!

Gostaria de ser um parceiro @BLINK102FM? Ligue 67 3325 2444 - comercial@blink102.com.br