Conecte com a gente

ENTRETENIMENTO

VÍDEO: Como as fake-news podem influenciar no resultado de uma eleição?

Para especialistas, está cada dia mais difícil identificar, na web, o que é e o que não é um boato. As fake-news, por definição no dicionário notícias falsas, geralmente sensacionalistas, ganham cada vez mais espaço no mundo virtual e, segundo o advogado Raphael Chaia, hoje em dia, têm objetivo claro de manipular a opinião pública em algum nível. O jornalista Oswaldo Ribeiro da Silva lembra também que as pessoas passaram a introduzir cada vez mais conteúdo, com cada vez menos critério. Para ele, enquanto uns dão voz, outros a ecoam e, além disso, as fake-news se sofisticam cada vez mais. Raphael e Oswaldo participaram dos Conflitos da Democracia, no #CaféComBlink desta quarta-feira (19) e aproveitaram para comentar a manipulação decorrente da divulgação de fake-news; o papel de jornalistas e da sociedade como um tudo e como identificar cada notícia falsa: a maioria têm título e início de texto alarmistas; não indica fonte ou autor; pede compartilhamento ao término.

Participaram do debate com informações e complementos, Clara Iglesias Keller, que é pesquisadora visitante do Alexander Von Humboldt Institute for Internet and Society, Doutoranda em Direito Público pela UERJ e advogada; Eugênio Bucci, jornalista e professor; Francisco Cruz, diretor do InternetLab, centro independente de pesquisas em direito e tecnologia, que atua sobretudo no campo da internet. Abaixo, áudios com as opiniões encaminhadas pelos especialistas à produção do #CaféComBlink:

A entrevista completa e todas as outras entrevistas da série Conflitos da Democracia estão no canal da Blink no Youtube!

Escrito por

Jornalista e especialista em marketing digital, agora mergulho no universo radiofônico. Produtora do #CaféComBlink. No ar de 2ª a 6ª, a partir das 7h, na Blink 102. Amo colecionar histórias... Me conta a sua?!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

29 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Lady Gaga de mudança !?

ENTRETENIMENTO

Em terra de Fake News, quem tem credibilidade é o Rádio!

CAFÉ COM BLINK

É Fake News!

CAFÉ COM BLINK

WhatsApp chat