fbpx
Rota 102 – Playlist #Agosto
Alunos que desistem de estudar custam 130 bilhões de reais por ano ao país. Assista à entrevista com Caio Dib:

Conflitos da Democracia (ou da pós democracia?). Assista ao bate-papo desta quarta-feira (12)

COMPARTILHE ISSO AGORA! :)

Os Conflitos da Democracia do #CaféComBlink desta quarta-feira (12) entrevistou a especialista em direito constitucional para saber sua opinião sobre as condições da democracia brasileira, principalmente nos últimos anos. Você sabia que, desde 1926, dos 25 presidentes que o Brasil teve, apenas 5 foram eleitos por voto popular e permaneceram no posto até o fim? Foram eles: Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubitschek, Lula, Fernando Henrique Cardoso e Dilma, no primeiro mandato.

Participou da entrevista, através de áudio enviado à produção do programa, o jornalista especializado em política e colunista do jornal O Globo, Bernardo Mello Franco. Bernardo fala sobre o quão jovem é a democracia brasileira e sobre o aniversário de 30 anos da Constituição. Também fala sobre um presidencialismo instável e disfuncional, mas acredita que o país avançou nos últimos tempos. E mais: Bernardo acredita ser um exagero insistir na ideia de que as instituições brasileiras estão funcionando perfeitamente: “o estado brasileiro ainda garante muito privilegio para uma elite pequena e a justiça brasileira também anda com a balança meio desregulada”.

Durante o bate-papo, Giselle Marques comentou a dificuldade dos presidentes eleitos de forma democrática em completar seus mandatos. A especialista ressaltou: “o principal problema do país é a educação”, que, inclusive, interfere no voto. Para Giselle, em uma escala de 0 a 5 onde 5 é a nota máxima da democracia, a vivência de uma democracia plena, atualmente o país ganha nota 2: “para não dizer zero”. Entenda mais assistindo à entrevista com a advogada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WHATSAPP