Vem ouvir o novo single “How Would You Feel”
fevereiro 17, 2017
Último dia para inscrição no Fies
fevereiro 20, 2017

Conversamos com exclusividade o Senador Pedro Chaves, relator da reforma do ensino médio no país

COMPARTILHE ISSO AGORA! :)

Nesta sexta-feira, 17, recebemos nos estúdios da Blink102 o Senador Pedro Chaves, relator da reforma do ensino médio, Medida Provisória sancionada pelo presidente Michel Temer na quinta-feira, 16.

Responsável por um grande conglomerado educacional em Mato Grosso do Sul, Pedro Chaves foi responsável por um dos projetos mais importantes na educação do Brasil.

Já no início da entrevista o senador disse sobre o início do projeto:

Há mais de dez anos já se discutia a necessidade a mudança do ensino médio e nós temos realmente diversas leis tentando remendar o que foi definido por leis criadas há vinte anos. E em 2013 teve um projeto na Câmara Federal que tinha nas linhas mestras, obviamente com alguns equívocos. Mesmo com a discussão da lei ela acabou dormindo na comissão da Câmara.

Com relação as horas que os estudantes passam na escola, e também os anos transcorridos nela, o senador afirma:

Hoje temos mais de 1 milhão de estudantes fora da escola, é a comunidade que não trabalha e nem estuda, fora que o número médio que o aluno passa na escola é em torno de seis horas, sendo insuficiente, fazendo com que o número de analfabetos funcionais aumente no país.

Além de valorizar o protagonismo e a flexibilidade, outro aspecto positivo da reforma do Ensino Médio é a ampliação progressiva da carga horária mínima para 1.400 horas anuais.

Todo este projeto será sentido a longo prazo. Tendo resultados daqui há dez, vinte ou trinta anos, como já acontece em países desenvolvidos.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai continuar. Vai ser fundamentado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , porque o novo ensino terá duas partes, sendo que uma será comum para todo o Brasil compartilhado por todas as escolas e a segunda será diversificada ou flexível onde o aluno poderá escolher a carreira que ele deseja fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AO VIVO