Conecte com a gente

VIVA+

Conversar ou discutir?

Se comunicar faz parte da rotina de todo mundo e é através da comunicação que as pessoas se conhecem de forma mais íntima a si mesmas e aos outros. Nem todas as pessoas têm a capacidade de assumir a sua parte da responsabilidade, ouvir o que o outro tem para dizer e mostrar empatia pelo que é dito, mesmo quando não se concorda.

Uma comunicação positiva é clara e objetiva. É aquela que permite que o outro entenda plenamente o que é dito e que envolve respeito e compromisso. Que mostra compreensão pelo outro e que não é agressiva.

Por outro lado, a comunicação negativa está repleta de críticas, menosprezo, desacordos e defesa própria. Ela é pouco objetiva, repleta de distorções e incompreensões e cria um ambiente de desconfiança e apreensão.

Mas temos alguns assuntos que são considerados delicados para o momento da conversa, alguns são religião, política e o futebol. Quando esses assuntos estão na roda de conversa é fácil uma simples conversa virar uma discussão nada civilizada.

Nestes momentos mais tensos, a voz se eleva e quem fala não dá a oportunidade do outro dizer seu ponto de vista. É quase como se o fato de você quase gritar fosse fazer o outro engolir seu ponto de vista e a conversa passa a ser um monólogo e não se chega a lugar algum.

Em uma discussão, as pessoas geralmente tendem a defender seu ponto de vista sufocando a opinião do outro. E nessa hora, só cabe ao outro montar sua defesa enquanto ouve sem a oportunidade de falar.

Escrito por

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2008) e Pós-graduação em Produção Audiovisual - Estéticas Contemporaneas pela UCDB (2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, produção Audiovisual para as novas mídias e Direção de Arte.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

A entrega é necessária

COLUNISTAS

PODCAST: Editais de cultura para Campo Grande

CAFÉ COM BLINK

Chegou ao fim!

ENTRETENIMENTO

15 Out #6_PrincipaisNotícias

BLINK NEWS