Conecte com a gente

BLINK NEWS

Cunha pode ser alvo de novo inquérito no STF

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, pode ser alvo de novo inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). A partir da delação dos empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, da Carioca Engenharia, procuradores avaliam que o parlamentar pode ter recebido propina em contas secretas no exterior. De acordo o jornal Folha de S. [...]

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, pode ser alvo de novo inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). A partir da delação dos empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior, da Carioca Engenharia, procuradores avaliam que o parlamentar pode ter recebido propina em contas secretas no exterior.

De acordo o jornal Folha de S. Paulo, os empresários denunciaram que o objetivo seria a liberação de verbas do fundo de investimentos do FGTS para o projeto Porto Maravilha, no Rio, que a Carioca Engenharia teve a concessão em consórcio com a Odebrecht e a OAS.

O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto, aliado político de Cunha, integrava o conselho do fundo do FGTS e teria facilitado a liberação da quantia de dinheiro.

No fim de semana, a Folha divulgou a tabela de transferências bancárias entregue por Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior. A movimentação financeira totaliza US$ 3,9 milhões entre 2011 e 2014. O esquema envolveria contas em diversos bancos como o Merril Lynch Bank, Israel Discount Bank, BSI, Julius Bär e Banque Heritage. Se as contas forem confirmadas, serão nove contas bancárias no exterior atribuídas a Cunha.

Segundo a reportagem, Ricardo Pernambuco Júnior afirma que foi cobrado pelo deputado em encontros pessoais: “Nestas reuniões, o deputado dizia: ‘Ricardo, vocês estão atrasados e vocês precisam regularizar os pagamentos'”.

Cunha nega participação no esquema de corrupção. A defesa do deputado alega que não comentaria porque não teve acesso à delação da Carioca Engenharia. O presidente da Câmara também negou ter contas não declaradas no exterior.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

12 AGO #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

PODCAST: Entrevista com o cientista político Victor Garcia

CAFÉ COM BLINK

PODCAST: Saiba mais sobre federalização e autonomia dos Estados

CAFÉ COM BLINK

21 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat