Conecte com a gente

BLINK NEWS

Não vai sobrar um!

O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró relatou aos procuradores, na fase de negociação de sua delação premiada, que o senador Delcídio do Amaral, de Mato Grosso do Sul, teria recebido suborno de US$ 10 milhões da multinacional Alstom durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2001. Ele ocupava a diretoria de Óleo [...]

O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró relatou aos procuradores, na fase de negociação de sua delação premiada, que o senador Delcídio do Amaral, de Mato Grosso do Sul, teria recebido suborno de US$ 10 milhões da multinacional Alstom durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2001.

Ele ocupava a diretoria de Óleo e Gás da Petrobras na época, enquanto Cerveró era um de seus gerentes. Delcídio foi preso durante a Operação Lava Jato no dia 25, sob acusação de tentar obstruir a investigação, por ter prometido dinheiro a Cerveró para que seu nome não aparecesse na delação do ex-diretor da estatal.

O relato do suposto suborno pago a Delcídio pela Alstom estará em um dos 36 anexos da delação do ex-diretor – cada um deles trata de um caso específico de propina. Cerveró confirmou que ele mesmo recebeu suborno da Alstom na compra das turbinas, em uma conta na Suíça. Para se livrar de um processo criminal naquele país, o ex-diretor fez um acordo com procuradores suíços.

A Alstom é alvo de uma série de investigações em São Paulo, sob suspeita de pagamento de propina em contratos com o Metrô, CPTM e empresa de energia do governo de São Paulo.

A empresa nega sistematicamente o uso de suborno para obter contratos e diz seguir um rígido código de ética.

A Alstom vendeu a sua divisão de energia, que forneceu as turbinas para a Petrobras, e não comenta o assunto.

A GE, empresa que comprou a divisão da Alstom, afirmou que concluiu no último mês o negócio. Ela fez a seguinte declaração, em nota, sobre o suposto pagamento de propina a Delcídio do Amaral relatado por Nestor Cerveró: “A GE não comenta especulações e reforça seu compromisso com a integridade e cumprimento das leis”.


 

Com informações do site da Folha.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

24 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

PODCAST: Entrevista com o cientista político Victor Garcia

CAFÉ COM BLINK

10 JUN: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

PODCAST: Saiba mais sobre federalização e autonomia dos Estados

CAFÉ COM BLINK

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat