Conecte com a gente

BLINK NEWS

Dentistas selecionam pacientes para tratamento gratuito em Campo Grande

Na próxima quinta-feira, 28, data que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, a Turma do Bem e seu programa Dentista do Bem, estará selecionando centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuitamente. No dia, será realizada a quarta edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo na Escola Estadual 11 de Outubro¹. [...]

Na próxima quinta-feira, 28, data que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, a Turma do Bem e seu programa Dentista do Bem, estará selecionando centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuitamente. No dia, será realizada a quarta edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo na Escola Estadual 11 de Outubro¹. Tal ação é uma parceria entre Turma do Bem e Oral-B, e vai acontecer simultaneamente em mais de 300 cidades do Brasil, em outros 10 países da América Latina e Portugal.

O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda de 11 a 17 anos, que precisem de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal.

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público.

A triagem

O processo é simples, rápido e não invasivo: um dentista faz o exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

A seleção

Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

¹O endereço da  Escola Estadual 11 de Outubro é a Rua Porto Batista, 29 – Conjunto Bonanza

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

23 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Vá dormir direito!

VIVA+

28 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

25 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

WhatsApp chat