Conecte com a gente

BLINK NEWS

Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o novo presidente da Câmara dos Deputados

Após sessão deliberativa realizada nesta quarta-feira (13), para eleger um novo nome para o cargo da presidência da Câmara dos Deputados, em mandato "tampão" (substituindo o deputado afastado que renunciou à presidência, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)), em segundo turno de votação, os parlamentares escolheram Rodrigo Maia (DEM-RJ) para assumir o cargo. A sessão que teve impasses [...]

Após sessão deliberativa realizada nesta quarta-feira (13), para eleger um novo nome para o cargo da presidência da Câmara dos Deputados, em mandato “tampão” (substituindo o deputado afastado que renunciou à presidência, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)), em segundo turno de votação, os parlamentares escolheram Rodrigo Maia (DEM-RJ) para assumir o cargo.

A sessão que teve impasses no agendamento de seu horário de início, entre a mesa diretora e o então presidente interino da casa Waldir Maranhão (PP-MA), começou às 17h30min (Horário de Brasília). Dos que haviam se candidatado ao cargo de presidente, três deputados desistiram. A votação começou somente após discursarem todos os deputados que se candidataram ao cargo.

Rodrigo Maia venceu o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), com 285 votos em segundo turno, após na primeira votação, nenhum dos candidatos atingir maioria simples do quórum necessário.

O novo presidente assume a Câmara em um momento delicado, após período turbulento em que a casa esteve sob o comando de Eduardo Cunha, envolvido em esquemas de corrupção ligados à Operação Lava Jato, com contas no exterior não declaradas à Receita Federal, e à interinidade confusa e incerta de Waldir Maranhão. Isso, sem considerar o processo que levou à Câmara, os holofotes de todo o Brasil: o impeachment de Dilma Rousseff.

Como Maia assume o mandato que pertencia à Eduardo Cunha, que renunciou na semana passada, ele presidirá o plenário da Câmara em tempo menor do que o mandato integral, até o dia 31 de janeiro de 2017, sem poder se reeleger após o fim deste período.

Confira o resultado da votação:

Primeiro Turno
– Rodrigo Maia (DEM-RJ): 120
– Rogério Rosso (PSD-DF): 106
– Marcelo Castro (PMDB-PI): 70
– Giacobo (PR-PR): 59
– Esperidião Amin (PP-SC): 36
– Luiza Erundina (PSOL-SP): 22
– Fábio Ramalho (PMDB-MG): 18
– Orlando Silva (PCdoB-SP): 16
– Carlos Gaguim (PTN-TO): 13
– Cristiane Brasil (PTB-RJ): 13
– Carlos Manato (SD-ES): 10
– Miro Teixeira (Rede-RJ): 6
– Evair Vieira de Melo (PV-ES): 5

Segundo Turno
– Rodrigo Maia (DEM-RJ): 285
– Rogério Rosso (PSD-DF): 170

Rodrigo Diniz

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat