Conecte com a gente

BLINK NEWS

Dia Mundial sem Tabaco – Conheça os riscos que o cigarro traz para a saúde do coração

Conheça os riscos que o cigarro traz para a saúde do coração Conhece alguém que fuma? Ou se você é fumante já imaginou ficar um dia sem fumar? Um dia pode ser o primeiro passo na decisão de parar de vez com o vício do tabagismo e melhorar significativamente a saúde do coração. A proposta é [...]

Conheça os riscos que o cigarro traz para a saúde do coração

Conhece alguém que fuma? Ou se você é fumante já imaginou ficar um dia sem fumar? Um dia pode ser o primeiro passo na decisão de parar de vez com o vício do tabagismo e melhorar significativamente a saúde do coração. A proposta é tentadora para romper a relação perigosa entre cigarro e seu amigo do peito e é isso que o Ministério da Saúde reforça hoje  Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).

De acordo com o Governo, aproximadamente, 5 milhões de pessoas morrem, por ano, em decorrência de doenças ligadas ao hábito de fumar, principalmente por problemas cardíacos.

O tabaco é o principal fator de risco evitável para as doenças cardiovasculares.

O fumo aumenta consideravelmente a chance de se ter um infarto do miocárdio, com risco agravado entre as pessoas com menos de 60 anos, em que 45% dessa população morre por conta dessa patologia.

Explica a cardiologista Valdênia Souza coordenadora do serviço CHN Cardiovascular, do Complexo Hospitalar de Niterói.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo causa 23 mortes por hora no Brasil, sendo 25% delas consequência de doenças coronarianas, e o Ministério da Saúde afirma que se o consumo de cigarro não cair, o número de óbitos anual pode duplicar até 2030.

A cardiologista explica que entre os danos que o fumo pode trazer ao coração estão a obstrução de artérias, a má circulação do sangue, o aumento do LDL (colesterol ruim) e a redução do colesterol HDL (colesterol bom), entre outros malefícios causados pelas 4.720 substâncias químicas nocivas encontradas no cigarro, das quais pelo menos 60 delas são reconhecidamente cancerígenas.

O tabagismo potencializa uma série de outras doenças que, associadas à obesidade, ao sedentarismo e à má alimentação, aumentam ainda mais o risco de males no coração, no cérebro e nos vasos periféricos.

afirma Valdênia.

Mas não é só quem traga o cigarro que está suscetível aos perigos do tabaco. Os fumantes passivos não estão de fora das estatísticas.

A chance de um fumante passivo desenvolver um infarto do miocárdio é maior do que a população não fumante, além de outras doenças como câncer de pulmão. Por isso é necessário romper essa relação perigosa entre cigarro e coração.

finaliza a cardiologista.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Vá dormir direito!

VIVA+

OMG “Deixa meu tabaco”

ENTRETENIMENTO

28 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

25 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Posts recentes

Publicidade Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat