Conecte com a gente

VIVA VOZ

Divide opiniões: o fim do Horário de Verão

Outubro rolando e lá vem ele novamente, para mudar a ordem dos fatores, o ritmo do dia, o humor e a opinião dividida das pessoas. Começa neste fim de semana mais um Horário de Verão, com uma sombra de ameaça de este ser o último que pode acontecer no Brasil.

A lógica é simples e consiste em atrasar o nascer e o pôr-do-sol com o relógio sendo adiantado em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país no período de maior consumo de energia: o verão. Afinal, há mais gente gastando luz quando está acordada na escuridão das 18h do que àqueles que ainda estão dormindo na claridade das 6h da manhã. Invertendo esses dois momentos do dia do brasileiro, gera-se teoricamente uma economia em um método que é adotado desde 1931 por aqui.

Eu disse teoricamente. Na prática, muitos especialistas, relatórios e indicativos mostram que a economia esperada vem decepcionando as expectativas do governo ano após ano, e essa medida pode ser abolida. Ainda haverá enquetes e pesquisas sobre o assunto. O que pode explicar esse resultado, é a mudança no perfil de consumo de energia, que hoje é bem diferente dos anos 30. A tecnologia é a principal responsável por essa mudança. O fim dos horários tradicionais de expediente, a flexibilização de horários de trabalho e o uso intenso e comum de ar condicionados, acaba anulando a economia esperada.

No entanto, faz parte da cultura e do costume brasileiro anualmente se adaptar ao horário diferente. Há quem diga que ele estimule o maior consumo e até impulsione o turismo em uma época de muitas viagens de férias, principalmente nas festividades de fim de ano.

Qual é a sua relação com o Horário de Verão? Você acha que ele deve acabar ou não? Por quê?

Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Você está vivendo o fim de semana errado!

VIVA+

25 ABR: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

O poder da amêndoa num dia de sol

COLUNISTAS

15 FEV: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

WhatsApp chat