Conecte com a gente

BLINK NEWS

Dois primeiros casos de zika vírus são notificados no Estado

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica da prefeitura de Dourados, foram notificados os dois primeiros casos de de zika vírus neste mês. As vítimas são dois adultos, um homem e uma mulher. As notificações ocorreram neste mês e não estão vinculadas aos três casos de microcefalia que já estavam sob investigação por possível associação ao [...]

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica da prefeitura de Dourados, foram notificados os dois primeiros casos de de zika vírus neste mês. As vítimas são dois adultos, um homem e uma mulher.

As notificações ocorreram neste mês e não estão vinculadas aos três casos de microcefalia que já estavam sob investigação por possível associação ao vírus. O caso teria sido diagnosticado em uma clínica particular da cidade no mês de novembro do ano passado.

Ainda de acordo com o registro, a mulher não está grávida. No caso dela, foi feita uma notificação de dengue e posteriormente também para Zika Vírus devido aos sintomas apresentados.

O município ainda acompanha paralelamente desde o mês de novembro do ano passado, a situação de grávidas com filhos que tiveram microcefalia e sua possível associação com o Zika Vírus. Ao todo, são três bebês.

O primeiro caso foi logo em novembro, de uma gestante de Dourados que havia viajado para Rondônia, que teve sintomas semelhantes ao do Zika e apresentação de microcefalia no filho. A suspeita é de que ela possa ter contraído a doença no Norte do país. Os exames realizados nessa paciente para confirmar se estava ou não com Zika Vírus foram realizados em São Paulo, mas ainda não ficaram prontos.

Ainda em novembro, a Prefeitura notificou todos os casos de bebês com perímetro cefálico igual ou menor que 33 cm, que configura a microcefalia, nascidos em Dourados, para atender a um protocolo do Ministério da Saúde. Um dos casos é de mãe douradense e outro de Bela Vista, mas que nasceu no HU/UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados).

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Saúde da Mulher é tema de outubro Saúde da Mulher é tema de outubro

PODCAST: Outubro Rosa e ações do Poder Público para esse mês.

CAFÉ COM BLINK

PODCAST: Todo dia um dia novo, ou nem sempre?

VIVA+

29 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

23 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS