Conecte com a gente

CAFÉ COM BLINK

É Fake News!

Freepik

Está cada dia mais difícil identificar, o que é e o que não é um boato. As Fake News passaram a fazer parte do nosso dia, e chegam pelos mais diferentes meios, os mais usados são aplicativos de mensagens, redes sociais, e também veículos de comunicação.

Por definição, Fake News são notícias falsas, geralmente sensacionalistas, que ganham cada vez mais espaço no mundo virtual e hoje em dia, na maioria das vezes têm objetivo claro de manipular a opinião pública em algum nível.

Sobre o assunto, conversamos com o jornalista Oswaldo Ribeiro Da Silva, que é mestre em ciência da informação e doutor em educação. Ele respondeu duas perguntas que nos ajudam a entender um pouco desse fenômeno.

Por que as pessoas recebem é repassam sem checar a maioria das informações que chegam por redes sociais ou aplicativos de mensagens?

Pode chegar um momento em que não vamos mais conseguir distinguir uma notícia verdadeira de uma Fake News? O que pode acontecer com a sociedade se esse momento chegar?

Casos Recentes

Nas últimas semanas duas Fake News tomaram conta de muitas rodas de conversa, uma delas teve relação com os atentados de Suzano (SP) que coincidiu com uma pane mundial no WhatsApp, Facebook e Instagram. Internautas compartilharam a informação de que as redes sociais teriam bloqueado as funcionalidades para evitar o compartilhamento das imagens do atentado.

A segunda foi envolvendo o YouTube e a Momo, onde supostamente vídeos publicados no YouTube Kids teriam em seu conteúdo mensagens incentivando a agressão contra as próprias crianças e também contra seus pais. O YouTube afirmou não ter recebido nenhuma notificação sobre o caso.

Escrito por

Jornalista e especialista em marketing digital, agora mergulho no universo radiofônico. Produtora do #CaféComBlink. No ar de 2ª a 6ª, a partir das 7h, na Blink 102. Amo colecionar histórias... Me conta a sua?!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Marquinhos Trad: Confira a entrevista com o prefeito de Campo Grande

CAFÉ COM BLINK

Mais esporte! Conversamos com Rodrigo Terra, diretor da Funesp.

CAFÉ COM BLINK

Entrevista com a dj Nathalia Albuquerque

ROTA 102

Mais empregos em MS

CAFÉ COM BLINK

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Blink102

Posts recentes

Blink102
Publicidade Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250