Conecte com a gente

BLINK NEWS

Enem mais difícil da história, dizem professores

O Enem foi o principal assunto deste final de semana, e continua a ser nas redes sociais e em toda a mídia. Especialistas avaliam que o exame deste ano foi o mais difícil de todos. Com textos longos e por vezes insuficientes para a resolução da questão, o aluno acabou gastando muito mais do que os [...]

O Enem foi o principal assunto deste final de semana, e continua a ser nas redes sociais e em toda a mídia. Especialistas avaliam que o exame deste ano foi o mais difícil de todos.

Com textos longos e por vezes insuficientes para a resolução da questão, o aluno acabou gastando muito mais do que os três minutos indicados para chegar à alternativa certa.

Na prova de Matemática, por exemplo, apenas quatro questões eram de resolução imediata, isto é, aquelas em que o aluno lê, entende e assinala a resposta.

A crítica é estendida à prova de Língua Portuguesa. Especialistas afirmam que a prova foi cansativa, com textos muito longos e com algumas que exigiam muito tempo para entendimento e resolução.

No ano em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei do Feminicídio, o tema da redação do Enem não admite qualquer posicionamento contrário ao que o próprio enunciado já propõe: a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

“Ficou claro aqui o posicionamento pedido pelo avaliador”, explica Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do curso e colégio Objetivo. Restava ao estudante saber como propor ações de prevenção e combate a esta situação que faz do Brasil o sétimo País do mundo onde mais mulheres são mortas.  “A gente pensa que a violência está evidente lá no Oriente Médio. Mas por aqui há muitos resquícios de patriarcalismo, machismo, sexismo e preconceito”, afirma a docente.

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

03 JUL #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Se liga. Ela é superior, sim!

VIVA+

29 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Edital apoia projetos que combatem violência sexuais contra crianças e adolescentes

COLUNISTAS

Notícias em seu email?

Coloque aqui seu melhor e-mail que enviaremos "Blink News" para você semanalmente!

WhatsApp chat