Engenheiros projetam avião silencioso inspirado em corujas

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) projetaram um avião com nível de ruídos reduzidos, inspirado no voo de corujas. A indústria aeronáutica já estavam atrás de reduzir os barulhos gerado pelas aeronaves, mas foram os brasileiros que pensaram em uma solução.

Ao estudar a aerodinâmica do voo da ave, considerado o mais silencioso, os pesquisadores do Laboratório de Ciências Aeronáuticas da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, em colaboração com colegas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade Lehigh, dos Estados Unidos, identificaram características nas asas da coruja que, mimetizadas nas asas de aviões, possibilitam projetar aeronaves mais silenciosas.

A criação será benéfica para a indústria e a população, pois é esperado que não seja mais possível ouvir fora do perímetro aeroportuário o ruído de um avião ao decolar ou aterrissar. Moradores de residências próximas a aeroportos terão menos incomodo no dia a dia, também é uma boa notícia para pets sensíveis a sons altos.

Os dados são do site Pensar Contemporâneo.

Quer falar com a BLINK?