Conecte com a gente

BLINK NEWS

ESTÁ CHEGANDO: prepare-se para o ENEM 2018!

Cartão de Confirmação

Locais de prova dos estudantes que realizarão o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – já estão disponíveis para consulta através da página do participante, no site oficial.

Para acessar o documento, estudantes precisam digitar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Segundo o Inep, não é obrigatório levar o cartão de confirmação no dia do exame, mas a recomendação é de que o documento seja, sim, impresso e utilizado, já que ele facilita o acesso às informações importantes: endereço e horário da prova.

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 4 e 11 de novembro.

Vale destacar que o primeiro dia de prova também será o primeiro dia do horário de verão. No Mato Grosso do Sul, portões abrem às 11h e fecham ao 12h (horário local).

Conteúdo da Prova

Especialistas alertam sobre a possibilidade de o momento político atual do país ser um conteúdo importante e que pode cair no ENEM. Os conteúdos das provas foram listados a seguir:

  • Língua Portuguesa

norma culta, gramática, gêneros, textuais, interpretação de texto, períodos literários, regionalismo, obras literárias brasileiras.

  • Língua Estrangeira (inglês ou espanhol)

compreensão e interpretação de textos

  • Artes

movimentos artísticos, obras artísticas e artistas

  • História

mundial, do brasil, de povos brasileiros, diversidade cultural brasileira, guerras mundiais, cultura indígena, processos de revolução

  • Geografia

impacto ambiental, cartografia, geopolítica, economia brasileira, mudanças climáticas, questões ambientais mais discutidas na atualidade, recursos hídricos

  • Física

termodinâmica, leis da física, electromagnetismo, eletricidade

  • Química

transformações químicas, códigos da química, termoquímica e oxidação

  • Biologia

seres vivos e micro-organismos, organismos com ênfase em ambiente brasileiro, meio ambiente, fisiologia, genética, reino animal

  • Matemática

cálculo simples, análise combinatória, aritmética, progressão geométrica, estatística, probabilidade

  • Redação

com tema específico para a prova de 2018, a parte de redação do ENEM avalia: apresentação do texto de forma objetiva e clara, intervenção sobre o tema, respeitando direitos humanos; compreensão da prova; argumento e embasamento; criatividade e uso de sinônimos e palavras corretamente; relação entre o tema e a sociedade.

Dicas e sugestões

Aos candidatos que prestarão as provas do exame neste ano, é importante lembrar:

  • alguns dias antes da prova, tenham cuidados com a alimentação, para evitar intoxicação alimentar;
  • preparem comidas e bebidas práticas para o dia da prova, é importante que sejam leves e sem gorduras. Não se esqueçam de levar água;
  • programem relógios e despertadores com antecedência, para evitar atrasos. programem também despertadores que lembrem sobre o horário de verão (na virada de sábado – 3 – para domingo).

Escrito por

Jornalista e especialista em marketing digital, agora mergulho no universo radiofônico. Produtora do #CaféComBlink. No ar de 2ª a 6ª, a partir das 7h, na Blink 102. Amo colecionar histórias... Me conta a sua?!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

A polêmica do Hino. Entenda:

BLINK NEWS

26 FEV: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

MEC divulga hoje o resultado do Fies

BLINK NEWS

MEC divulga lista de aprovados no Sisu para o segundo semestre de 2016

BLINK NEWS

WhatsApp chat